O E-Commerce está cada vez mais na moda. Quer seja através do website de uma marca, de um revendedor ou de uma aplicação, as pessoas atualmente fazem mais compras e vendas online do que nunca. Na Europa, entre 2012 e 2016, as vendas em E-commerce aumentaram dos 108.7 mil milhões de euros para os 216.3 mil milhões de euros, com a expectativa de, em 2017, ultrapassarem os 250 mil milhões.

A maior parte dos negócios online mantém algumas estratégias em comum, no que diz respeito ao marketing da marca e ao sucesso das vendas. Desde a disponibilização de conteúdo de qualidade até à internacionalização da marca através das redes sociais, passando ainda pelos sites de comparação de preços, SEO e adwords, parcerias com os gigantes do e-commerce e implementação da melhor solução de transportes e logística, existem muitas áreas para onde dirigir o foco.

 

Vamos começar:

Conteúdo relevante e de qualidade – Uma obrigação!

delnext_content-is-king

Nada pode substituir bons conteúdos. Pode fazer toda a pompa e circunstância que quiser para levar as pessoas a visitar o seu website ou o seu blogue, mas na realidade, se não tiver algo que valha a pena ver, eles vão acabar por passar o seu tempo noutro sítio. E afinal, o que são bons conteúdos?

  • Originais – ideias únicas, escritas por ou citando informação dos peritos na área. Repostar ou copiar as ideias dos outros vai, muito provavelmente, danificar a reputação da sua marca e reduzir a sua posição no ranking do Google, por isso tenha cuidado.
  • Algo que traga valor para o leitor – Para quem é que está a escrever esta publicação? Quais são as suas principais questões ou problemas? Como poderá ajudá-lo/ensiná-los melhor?
  • Fácil de entender – a web está cheia de informação, por isso as publicações que providenciem informação clara e fácil de desvendar são as grandes vencedoras. Utilize linguagem clara, subtítulos, números ou símbolos para guiar o seu leitor.

Ter conteúdo relevante e de qualidade melhorará também o posicionamento do seu site nos motores de busca. Aqui poderá encontrar Matt Cutts (um dos responsáveis pelo funcionamento dos motores de busca da google) a falar da importância do conteúdo do seu site para o posicionamento do seu site no maior motor de busca do Mundo.

 

Abordar a internacionalização da marca

delnext_internationalization

O marketing internacional possui a sua quota parte de desafios. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns, em que se deve focar:

  • Valor universal – existem alguns aspetos da sua marca que têm mais valor a nível internacional. Por exemplo, toda a gente no mundo conhece o McDonalds por ser uma cadeia de comida rápida e barata. Qual é a mensagem principal da sua marca? Esse será o grande aspeto a destacar a nível internacional.
  • Relevância – ao abordar os mercados externos, considere os valores, hábitos e costumes que possam influenciar as preferências dos consumidores nesses mercados. Usando novamente o exemplo do McDonalds, eles servem macarrão em França, pasta em Itália e sandwiches em pão árabe no Médio Oriente. O que é que precisa de ajustar nos seus produtos ou abordagem, que os torne vendáveis noutros lugares?
  • Língua/moeda – assegure-se de que atrai consumidores internacionais ao providenciar um site em diferentes línguas e os seus preços em diferentes moedas.

 

Redes sociais & sites de comparação de preços – Demasiado importantes para serem ignorados

delnext_word-cloud-social_media

  • Redes sociais – o Facebook, o Twitter, o Instagram e as outras redes sociais já não são opcionais no que diz respeito aos negócios online. Atualmente, 90% dos negócios nos Estados Unidos utilizam redes sociais e mais de metade deste número afirma que as redes sociais ajudaram a aumentar as vendas; na Europa a tendência será acompanhar este número. E se isto ainda não o convenceu, então fique desde já a saber que em alguns modelos de negócio as redes sociais batem os motores de busca no que diz respeito ao direcionamento de tráfego para os websites. E o que é que isso significa? Significa que, na maior parte das vezes, as redes sociais são o primeiro passo do seu cliente para o encontrar.
  • Sites de comparação de preços – Um estudo de 2015 revelou que 56% dos consumidores dos Estados Unidos consultam sites de comparação de preços, na expectativa de obterem os melhores preços. A geração milénio (com idades entre os 18 e os 34 anos) é aquela que mais utiliza este tipo de sites (74% dos consumidores milénio). As empresas que registam os seus produtos nestes sites aumentam a exposição da marca e abrem as suas possibilidades em novos mercados. Em Portugal, Espanha e Itália por exemplo o número de pessoas que utilizam comparadores de preços é cada vez maior e a tendência é que estes números aumentem.

 

SEO & Adwords – Utilize-os para não perder tráfego

delnext_seo-google

Estes são dois conceitos similares, mas com abordagens distintas. Ambos se relacionam com o Google (ou outros motores de busca) e os algoritmos de pesquisa por palavras-chave. Aqui está o significado de cada um e como os deve utilizar:

  • SEO – Significa Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. É uma abordagem mais orgânica para melhorar o seu lugar no ranking do Google. Inclui conteúdo bom e relevante, colocação de palavras-chave estratégicas e repetições que ajudarão a trazer as pessoas certas ao seu website.
  • O Google Adwords é um serviço pago que publicita o seu negócio quando as pessoas escrevem certas palavras na barra de pesquisa do Google.

Ambas são estratégias de marketing direcionado com o claro objetivo de atrair os consumidores que estejam à procura de um certo produto, para as marcas que o oferecem.

 

eBay e Amazon – Os Gigantes do E-commerce

delnext_marketplaces_increase_sales

Os baixos custos e a conveniência do e-commerce movimentam muitos milhões de dólares em vendas todos os anos, o eBay e a Amazon estão bem no centro deste universo virtual. Alguns analistas especulam que eles (juntamente com o Alibaba) serão responsáveis por 40% de todo o e-commerce em 2020. Associar-se a eles significa associar-se e uma próspera economia online, ao mesmo tempo que aumenta as suas vendas. A Amazon e o eBay garantem-lhe vendas todos os dias.

 

Logística e transportes – Identifique as suas prioridades

delnext_blog_freight_forwarders_logistics

Todos os negócios têm que lidar com as particularidades das suas estratégias logísticas. Uma boa forma de começar, é centrando-se na sua missão:

  • Quer ser o mais barato? Se sim, o que quer é que a sua mercadoria seja entregue da forma mais económica possível.
  • Entregar mais rápido que os outros? Nesse caso terá que assumir os custos extra dessa rapidez.
  • Entregar sempre a mercadoria de forma correta? Nesse caso terá que verificar tudo muito bem, para que tudo corra na perfeição.

Existem muitas abordagens, mas o lema da empresa poderá ser uma boa ajuda no estabelecimento dos procedimentos. Mas lembre-se que os consumidores esperam sempre obter condições de envio económicas ou gratuitas.

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard is a content maven who specializes in ecommerce and mobile marketing with five years of driving traffic to websites with quality content
Tracy Blanchard