Como fazer compras online em segurança

Quer compre roupas, calçado ou coisas para a casa, comprar online é de facto a forma mais conveniente de obter qualquer coisa hoje em dia. As compras online tornaram-se populares principalmente entre a geração milénio. A única questão é mesmo saber se concorda com o método de pagamento e se o site onde está a colocar o número do seu cartão de crédito é mesmo seguro. A proteção da informação é algo com que se deve preocupar, principalmente antes de divulgar qualquer tipo de informação financeira.

Existem algumas dicas e questões que deve ter em conta para evitar ser burlado em qualquer tipo de transação online. Esta questão da segurança online já afastou muitas pessoas que simplesmente não conseguem deixar de pensar na possibilidade de serem enganadas. Para todos aqueles que temem pela sua segurança, temos algumas dicas que os ajudarão a dormir melhor à noite e a ter a certeza de ter feito um bom negócio.

Dois terços das lojas presentes em qualquer cidade possuem também lojas online e serviço de entrega ao domicilio. É por isso que as compras na internet ganharam tantos adeptos.

Como saber se a compra é segura

Bom demais para ser verdade!

delnext_blog_shop_online_too_good_to_be_true

Se o negócio é demasiado bom para ser verdade, é melhor pensar duas vezes antes de colocar o número do seu cartão de crédito nesse website. A maior parte das vítimas de roubo neste tipo de situação reportaram situações deste género. Pode dar-se também o caso de estar na realidade a comprar um item falsificado, pirateado ou ilegal.

Ao comprar e fazer pagamentos, tenha em mente que alguns sites de vendas online possuem uma política de não-reembolso. Ao visitar websites para comprar aquilo de que necessita, supõe-se que tenha estimado um valor para gastar, até mesmo em comparação com o mesmo item em outros websites. Assegure-se de que o produto vale o seu dinheiro.

Faça perguntas aos seus amigos e ao google sobre a empresa.

delnext_blog_feedback

Uma vez que atualmente a maior parte das pessoas opta por fazer as suas compras na internet, a maior parte delas estará certamente familiarizada com os websites que você não conhece. É importante perguntar se os seus amigos, colegas ou alguém que conheça alguma vez utilizou esse website para fazer compras.

O Google também é uma ferramenta para pesquisar informação sobre a empresa e a sua reputação. Também existem fóruns onde as pessoas partilham as suas experiências de compras online.

Verifique o endereço físico e o contacto da empresa.

delnext_blog_shop_online_location

 

Esta deve ser a primeira coisa que deve fazer quando se quiser informar sobre a empresa. Saber onde fica o espaço físico da loja onde está a comprar, pode ser útil para que lhes possa fazer uma visita, caso algo corra mal. O Google Maps oferece informação preciosa sobre a localização de empresas.

Da mesma forma, um contacto para o seu serviço de apoio ao cliente também será a luz verde de que necessita para avançar com a compra. A empresa deverá ter, no seu website, uma página “Sobre nós”, ou algo similar, onde deverá encontrar toda esta informação. Mais vale prevenir que remediar.

Verifique as condições de utilização e a política de privacidade da empresa.

delnext_blog_privacy_policy

A maior parte das pessoas não lê as condições de serviço e a política de privacidade do website. Isto acontece porque normalmente as condições de utilização e confidencialidade têm demasiado texto para se ler e ninguém quer perder tempo com isso. Neste caso, convém-lhe saber o que lá está escrito uma vez que é lá que estão expressos os seus direitos caso decida começar a comprar.

Informe-se!

Verifique os métodos de pagamento disponíveis.

delnext_blog_shop_online_payments

Existem diversas formas de pagamento para compras online, incluindo cartão de crédito, cartão de débito, PayPal, 2checks out, Stripe, WePay, Google Wallet, Dwolla, Amazon payments e muito mais.

Será mais conveniente para si se o website onde decidiu fazer a sua compra oferecer o tipo de pagamento que prefere utilizar.

Utiize uma ligação segura!

delnext_blog_safe_network

Mantenha-se atento e certifique-se de que as informações de segurança estão seguras e somente na sua posse. Utilizar redes Wi-Fi públicas ou qualquer outro recurso público para efetuar pagamentos é meio caminho andado para suscetibilizar a sua informação financeira.

Os recursos públicos são muito frequentemente hackeados e a sua informação pode ser exatamente aquilo que os hackers procuram. Se alguém conseguir obter a sua informação financeira, muito provavelmente você vai descobrir tarde demais.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez