Em pleno século 21, grande parte dos especialistas em marketing digital acredita que a presença de uma marca online é tão importante como o seu primeiro cliente. A internet é uma ferramenta poderosa que pode ser uma ajuda preciosa na promoção e expansão de um negócio. Por isso, muitas empresas estão a aproveitar em pleno o poder da Rede para aumentar o seu volume de vendas ao atrair um grande número de clientes e maximizando, desta forma, os lucros.

Isto acontece principalmente porque a tecnologia mudou radicalmente o estilo de vida das pessoas. Já não é possível encontrar muitas pessoas que utilizam as Páginas Amarelas quando necessitam de obter alguma informação acerca de um produto ou serviço em especial. Em vez disso, usam simplesmente os seus computadores ou telemóveis para se ligarem à internet e pesquisar a informação num qualquer motor de busca, como o google. Através destes motores de busca, poderão então aceder a milhões de websites que poderão fornecer mais rapidamente a informação de que necessitam.

Os negócios online crescem de dia para dia e, por isso, é crucial encontrar meios para impulsionar o teu negócio online, de forma a obter com ele os melhores resultados. Vamos então descobrir alguns métodos que podemos utilizar para impulsionar o teu negócio online.

Reaver Clientes Antigos

delnext_blog_customers

Os clientes leais são os que mais lucro dão e são cruciais para assegurar o sucesso de qualquer negócio. Isto porque, para um cliente se manter fiel, tem que estar satisfeito com a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Os clientes satisfeitos também vão recomendar com muito mais probabilidade o seu negócio a outros potenciais clientes.

Se quiseres reaver os teus clientes perdidos, terás que saber, em primeiro lugar, porque é que os perdeste. Se tiver sido por causa dos preços, saberás então que existe uma discrepância entre o produto/serviço que ofereces e o valor que eles lhe atribuem. Tenta saber as razões pelas quais isto está a acontecer e poderás, depois, fazer o ajustamento que te parecer mais adequado para reaver estes clientes perdidos. Este processo de recuperação envolverá, muito provavelmente:

  • Uma tomada de decisão tua: se efetivamente os quiseres reaver;
  • Descobrir exatamente porque é que eles deixaram de ser clientes;
  • Ajustar a tua oferta;
  • Assumir a tua responsabilidade, caso tenhas cometido algum erro;
  • Pedir aos teus contactos se lhes podes enviar informação da empresa e uma oferta atualizada.

Internacionalização

delnext_blog_leverage_your_online_business_international

A internacionalização é uma ótima forma de impulsionar o teu negócio. Na realidade é uma das principais razões pelas quais as pessoas decidem apostar num negócio online. É eficaz e maximiza os lucros, ao chegar a clientes de muitos outros países, em vez de se restringir ao mercado doméstico. Isto acontece principalmente devido ao aumento da concorrência estrangeira nos mercados locais, e ao aumento das oportunidades de negócio globais, de que um perspicaz empreendedor online pode tirar vantagem.

A internacionalização ajuda, portanto, a aproveitar as oportunidades de negócios em países estrangeiros, ao permitir fazer vendas em qualquer sítio do mundo. No entanto, nem toda a gente no mundo fala inglês, por isso o melhor é adicionares ao teu website uma funcionalidade que o traduz para outras línguas, em função da localização geográfica do cliente, sendo que também deve ser possível escolher manualmente o idioma em que o site é apresentado.

Além disto, podes ainda otimizar o Search Engine Optimization (SEO) do site, que garantirá que potenciais clientes de outros países possam encontrar o teu website facilmente através dos motores de busca, como o google. Esta é uma poderosíssima ferramenta para impulsionar qualquer negócio online.

Boas Condições de Entrega

delnext_blog_shipping_conditions_pt

A satisfação do cliente está sempre diretamente ligada com a qualidade do serviço que ele recebe. Se tens uma empresa online que necessite de realizar envios de encomendas, oferecer boas condições de envio devem ser a tua preocupação fulcral. Até porque, depois de um cliente contratar um serviço a uma empresa, consciente ou inconscientemente, vai acabar por fazer algum tipo de avaliação desse serviço, da sua qualidade, e se gostaria de voltar a utilizar o mesmo serviço prestado pela mesma empresa. Isto implica que tenhas uma parceria com uma boa empresa de transporte que te garanta bons preços e qualidade no serviço que prestarás aos teus clientes.

No que toca à expedição, todos os clientes esperam que os seus produtos sejam bem cuidados e entregues em segurança. O que lhe assegura estes valores é a obtenção de boas condições de envio. A maior parte destes clientes até têm expetativas de obter envios grátis. Como negociador perspicaz que és, saberás que atrairás mais clientes ao proporcionar esta oferta. Porque desta forma conseguirás manter os novos clientes e impulsionar o teu negócio online.

Meios de Pagamento Online

Hands holding a credit card and using laptop computer for online shopping.

Fazer compras pela internet é uma das partes do negócio online que está em acentuado crescimento. Isto acontece porque a segurança dos pagamentos online tem vindo a aumentar significativamente e, por isso, as pessoas podem pagar bens e serviços facilmente, no conforto dos seus computadores ou até telemóveis. Os fornecedores de serviços de pagamento também têm aumentado e são os responsáveis pela gestão das transações entre os compradores e os vendedores.

Se procuras impulsionar o teu negócio online, então terás mesmo que ter um meio de pagamento online disponível no teu website. Os meios de pagamento online mais comuns são o PayPal e os cartões de crédito. Podes ainda acrescentar outros meios mas, só com estes dois, já conseguirás dinamizar o teu negócio ao facilitar o pagamento aos seus clientes.

Bons Preços

delnext_sales_promotions_prices

Se procuras superar os outros players da tua indústria, poderás utilizar uma estratégia de preços na qual ofereças melhores preços do que a tua concorrência. Isto ajudará a estimular a procura pelos teus produtos e, consequentemente, garantir uma boa quota de mercado.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez