delnext_blog_hwec_main

Criar um negócio de e-commerce requer uma avaliação minuciosa do mercado online, a localização de uma oportunidade e a criação do site. Todos os passos devem ser dados de forma cautelosa para que o negócio seja lançado numa base de profissionalismo, possa competir num mercado agressivo e antecipe boas expectativas para o futuro.

O Que é o E-Commerce?

delnext_blog_hwec_ecommerce

O termo “e-commerce” deriva de comércio eletrónico e é um modelo de negócio que se baseia na transação de bens ou serviços online. Sendo a Internet uma ferramenta poderosíssima na era atual, o e-commerce é uma área em que quase todos os negócios, já existentes, deveriam investir.

O e-commerce cobre diversos tipo de negócio pelo Mundo fora: revendedores, sites de artistas, transportadoras e, também, sites de negócios entre empresas (Business-to-Business: B2B). O e-commerce já é, de longe, a forma mais rentável e simples de realizar trocas de bens e serviços entre as empresas e os consumidores.

Analisar o Mercado para Detetar Oportunidades

delnext_blog_hwec_analysis

Segundo um estudo realizado por uma empresa de soluções de comércio eletrónico, 73,1% dos consumidores que optam por fazer transações online, fazem-no por uma questão de conveniência e facilidade de gestão do dinheiro. Todos os tipos de produtos e serviços mais comuns estão disponíveis online e este é apenas um dos fatores que levam ao rápido crescimento da indústria do comércio eletrónico. Desde 2015 que o e-commerce tem crescido exponencialmente e, até o final de 2017, o seu crescimento expectável é de 15,7%. Este é um sinal claro de que o e-commerce não é o futuro mas sim o presente.

Muitas oportunidades surgiram devido ao crescimento do e-commerce e às múltiplas lojas online que têm sido criadas. A criação do teu próprio negócio de e-commerce será um enorme passo para o futuro, e o futuro já chegou. Os estudos de Marketing mostram que um dos fatores que mais influencia a procura de produtos/serviços é o tipo de mercado onde os mesmos estão inseridos. Segmentar o mercado é essencial para perceber o potencial de um determinado produto junto de um nicho de mercado. Ao analisar e segmentar o mercado, estás a tornar possível criar uma ideia de qual será o preço de venda dos teus produtos, as quantidades médias que irás escoar e o potencial dos teus produtos junto do teu público-alvo. Fazer uma análise detalhada aos concorrentes, é uma excelente forma de analisar as oportunidades e ameaças do mercado, bem como o comportamento do público-alvo do mesmo.

Escolher o Produto/Serviço que Queremos Fornecer

delnext_blog_hwec_choose

Ao analisares o mercado e detetares as melhores oportunidades de investimento, os teus produtos ou serviços terão tudo para ser a força motora do teu e-commerce. O mercado é cada vez mais competitivo e a solução é estar um passo à frente para conseguir antecipar o futuro.

Existe um conjunto de fatores a considerar antes de nos aventurarmos para uma categoria de produto. O primeiro fator a ter em conta no momento de análise do mercado para a escolha de uma categoria de produto, é a capacidade que temos (ou não) para lidar com a situação atual do mesmo mercado. A viabilidade de um produto que pretendas escolher depende das lacunas (oportunidades) do mercado; da tua capacidade de antecipação às mudanças do mercado e de imaginares o pior dos cenários para cada situação. Aqui ficam algumas considerações a ter no momento de escolher o produto que pretendemos comercializar:

  • Quem são os players do mercado?
  • Qual é o valor estimado do mercado desse produto?
  • Quem é o público-alvo?
  • Qual será o preço de venda?
  • Qual o tempo de vida útil do produto?
  • Onde estás localizado?
  • Os produtos/serviços são sazonais?

Escolher o Nome Perfeito para o teu Site de E-Commerce

delnext_blog_hwec_name2

A tua marca vai ganhar uma nova importância com a escolha de um nome para o teu site de e-commerce. O domínio que escolheres tem de refletir o conceito da tua empresa e o nome da marca ao mesmo tempo. No entanto, escolher um bom nome para o teu site pode tornar-se numa tarefa difícil, tendo em conta o infindável número de negócios online que existem e os respetivos domínios atribuídos.

Felizmente, ainda existem algumas opções por onde podes optar e encontrar um domínio que reflita o teu negócio. Deixamos aqui algumas dicas para te ajudar a escolher um nome perfeito para o teu site de e-commerce:

  • Cria um nome curto e impactante: Um nome curto e cativante é facilmente memorizado e esse é o principal objetivo, tendo em conta que o nome do teu site será sempre esse.
  • Programas geradores de nomes de domínios: Os geradores de domínios podem te ajudar na tarefa de escolher um nome para o teu site de e-commerce. Alguns dos nomes sugeridos por estas ferramentas podem cruzar-se com ideias tida por ti e, assim, surgir o nome ideal.
  • Personaliza o nome do teu negócio: Se estiveres localizado numa região ou país conhecidos, abreviar o nome da cidade ou do país pode ser uma boa maneira de fazer o nome do teu site se destacar.

Obter Licenças

delnext_blog_hwec_certified2

A obtenção de uma licença para o teu negócio de e-commerce é um requisito. Esta licença ditará a legitimidade do teu negócio, o financiamento e as potenciais oportunidades para obter parcerias. Alguns negócios online não necessitam de licença mas existem diversos benefícios em obtê-la, para o desenvolvimento do teu projeto:

  • Determinar a propriedade legar do teu negócio.
  • Descrição das atividades empresariais.
  • Legalidade em inspeções de negócios.
  • Licença de imposto de vendas.

Escolher uma Plataforma de E-Commerce

delnext_blog_hwec_platforms

Escolher uma plataforma de e-commerce é um passo importante, na medida em que o teu site será programado a partir da mesma e, consequentemente, a experiência dos consumidores dependerá do seu bom funcionamento e estruturação. Desde o momento da navegação no site até ao momento final da compra, tudo tem de funcionar sem problemas para que o teu site fique bem cotado e atraia cada vez mais clientes.

A maioria das plataformas de e-commerce permitem a instalação e customização para que possas ajustar o teu site ao conteúdo que vais lá colocar. Analisa e compara as diversas plataformas de e-commerce e escolhe a que melhor se adapta ao tipo de site que queres e ao dinheiro que tens disponível para investir. Aqui ficam algumas das plataformas mais conhecidas: Shopify, Volusion, Magento, Bluepark e Big Commerce. Existem muitas mais.

Definir os Métodos de Pagamento

delnext_blog_shop_online_payments

Existem diversas opções no que toca aos meios de pagamento. A maioria está ao acesso das pessoas em todos os lugares do Mundo, o que é uma enorme vantagem se quiseres internacionalizar o teu negócio. Entre os diversos métodos de pagamento estão: PayPal, Stripes; Dharma Merchant Services; Authorize.Net, Payline Data, entre outros.

Podes optar por disponibilizar mais do que um método de pagamento, por uma questão de flexibilidade e preferência dos clientes. Tudo o que esteja relacionado com meios de pagamento é um assunto sensível, pelo que deves estudar este assunto de forma cautelosa.

Criar Perfis nas Redes Sociais

delnext_blog_hwec_social_media

Este é um passo essencial para o desenvolvimento do teu site de e-commerce. Precisas de estudar as diversas redes sociais e perceber as que melhor se adaptam ao teu negócio. Entre elas estão: Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+, Instagram, etc. As redes sociais têm um papel nuclear no que ao Marketing diz respeito, sendo muitas vezes o principal ponto de contacto entre a tua empresa e os consumidores.

Seguindo as melhores práticas para cada uma destas redes sociais, vais captar a atenção do teu público que, ao gostar, partilhar e comentar as tuas publicações, vai colaborar na divulgação do teu negócio. As redes sociais têm um poder enorme no que aos negócios diz respeito. Através das mesmas, tu consegues dar uma ‘cara’ ao teu negócio, interagir com o público e, como finalidade, aumentar o número de vendas.

Prepara o teu Stock e Cria uma Parceria com a Delnext

delnext_blog_hwec_stockdelnext

Prepara o teu stock para que possas responder com prontidão às primeiras encomendas. No processo de envio das encomendas, podes vir a precisar de criar uma parceria com uma transportadora para garantires a entrega dos teus produtos aos teus clientes, a tempo e sem complicações.

As condições de envio das encomendas são um fator determinante para os clientes e é, por isso, imperativo ter este processo de envio de encomendas bem oleado. Encontrar uma transportadora com bons preços e um serviço de excelência pode não ser uma tarefa fácil. A Delnext é uma transportadora que fornece os seus serviços a diversos e-business por toda a Europa, criando a ponte entre estes e os seus clientes. Com preços incríveis, a Delnext é a solução ideal.

 

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez