E-mail marketing é uma maneira fácil e eficaz de entrares em contacto com os teus clientes, com os menores custos possíveis. É uma ótima solução para muitas empresas mas que, no entanto, requer compromisso e uma grande responsabilidade. Conseguir que as pessoas te facultem os seus endereços de e-mail, é um dos maiores obstáculos para a realização do e-mail marketing. A tecnologia inspirou mudanças no marketing e o e-mail marketing é, também, uma área onde as ferramentas de software podem ter um papel interessante.

Na qualidade de principiante na área do e-mail marketing, podes começar por procurar exemplos de e-mail marketing específicos para o teu target. As redes sociais também podem ser muito úteis para teres uma noção do que as pessoas falam e quais são os tópicos da atualidade. Encontrar bons exemplos de e-mail marketing na Internet pode ser uma tarefa horrível, mas se tiveres uma ideia clara do teu modelo de negócio vais conseguir encontrar excelentes dicas que te irão ajudar a criar e-mails muito interessantes para os teus clientes.

Devido às dificuldades de obter boas estratégias de e-mail marketing na Internet, temos 10 dicas que te irão ajudar a atingir teu objetivo.

I. Escolher o público-alvo certo.

delnext_blog_targeting_audience

O e-mail é relevante para a pessoa que o recebe? Sempre que um cliente recebe uma newsletter na sua caixa de entrada, interessa-lhe saber se a subscreveu ou não. A segmentação do público será muito útil na medida em que, desta forma, atingirás maioritariamente pessoas que estão interessadas na informação que tens para oferecer.

Apostar no e-mail e na newsletter ajuda uma empresa a atingir o seu público-alvo, para lhes enviar informações sobre promoções e mantê-los atualizados com informações importantes sobre a marca. Algo que é preciso ter em conta são os resultados que obtemos com o envio de e-mails e newsletters. Será esta estratégia de marketing bem sucedida?

Precisas de obter o máximo de informação possível sobre o teu público-alvo. Esta informação pode ser retirada das redes sociais ou de sites. A informação inclui:

  • Interesses: Produtos ou serviços que interessem à audiência, cupões de fidelidade, atualizações sobre todas as ofertas.
  • Localização: A informação sobre localização é útil para o marketing regional e ajuda na expansão do negócio.
  • Demográficos: Em alguns momentos, os dados podem ser relevantes para os produtos e serviços oferecidos.

II. Automatiza mas personaliza os teus E-mails

delnext_blog_automate_personalize

De facto, a maioria das empresas que utiliza e-mail marketing não personaliza os e-mails que são enviados em massa para a lista de contactos. A estratégia do e-mail marketing é muito usada pelas marcas e destacar-nos da concorrência é um bom começo.

A automatização do envio de e-mails facilita o seu gerenciamento e agendamento. Muitos dos e-mails automatizados que são enviados aos clientes tornam-se bem sucedidos ao terem a mensagem que está incluída personalizada. Automatizar e personalizar os e-mails motiva a interação e isso é o que se procura numa estratégia de marketing.

III. Fornecer conteúdo esteticamente apelativo

delnext_blog_appealing_content

Fornecer ao teu público-alvo o conteúdo que eles querem de uma forma apelativa. Um erro que a maioria dos marketers fazem é incluir informações irrelevantes, que não têm qualquer valor para os seus assinantes. Mesmo quando a informação é interessante, um assinante vai querer receber algo que seja apelativo.

Quando a tua newsletter e e-mail são irrelevantes para os teus subscritores, o risco de estes a cancelarem aumenta. Assim, certifica-te de que partilhas conteúdo que vai ao encontro da expectativa do teu público-alvo e que, se possível, seja criativo e atraente. Desta forma, a newsletter mantém os leitores interessados e à espera dos teus próximos e-mails.

IV. Adiciona Animações e Recursos Interativos aos teus E-mails

delnext_blog_interactive_content

Muitas pessoas pensam que os e-mails e newsletters das empresas são imutáveis e chatos. E-mails e newsletters animados e interativos são a abordagem que se deve ter. É um facto que e-mails chatos deixam os leitores entediados e isso pode ser prejudicial para a tua estratégia de e-mail marketing.

GIFs animados, por exemplo, são uma ferramenta que aumenta o nível de criatividade e que, de uma forma dinâmica, ajuda os teus assinantes a compreender o teu modelo de negócio ou qualquer informação que lhes pretendas transmitir.

Assim que fizeres a tua newsletter interativa e com animações adicionadas, introduz a personalização, a segmentação e toma medidas. E-mails interativos impulsionam os teus assinantes a compartilhar ideias através de posts para as plataformas de social media.

V. Regulamentação de Dados e Privacidade

delnext_blog_data_privacy

Como bom marketer, compreender as leis da regulamentação de dados e de privacidade é um fator necessário. As entidades reguladoras levam a sério o cumprimento da lei – as informações de contacto devem estar sempre incluídas nos teus e-mails e newsletters.

Algumas empresas que subscrevem newsletters são tratadas como qualquer outro indivíduo, e só receberão os e-mails e newsletters se o tiverem consentido ou se compraram produtos da tua empresa e não cancelaram o teu e-mail.

VI. Mobile-Friendly.

delnext_blog_mobile_friendly

O número crescente de dispositivos móveis foi um desafio há alguns anos quando não conseguíamos saber como o e-mail aparecia nos mesmos. As coisas mudaram e, nos últimos anos, a maioria das pessoas lê os seus e-mails utilizando o telemóvel.

Os e-mails ‘Mobile-Friendly’ são facilmente visualizados a qualquer momento e em qualquer lugar e, portanto, permitem uma maior interação entre os assinantes e a empresa.

VII. Enviar e-mails em dias diferentes da semana

delnext_blog_scheduling

Em vez de te esforçares para saber qual é o melhor dia da semana para enviar e-mails, uma boa prática é enviares os teus e-mails em dias diferentes. Através de estudos feitos sobre o melhor dia para enviar e-mails de marketing, todos eles mostram que depende de inúmeros fatores e que a maioria das teorias são especulação.

Enviar e-mails em dias diferentes da semana é uma experiência, testa! Vai funcionar para ti sempre que for o melhor dia para qualquer um dos teus assinantes. Uma pesquisa mostra que terça-feira é o pico da semana para o tráfego da Internet. Segunda e sexta-feira são dias de reunião.

Nos fins de semana (sábado e domingo), as pessoas não estão totalmente envolvidas com o envio de conteúdo. Sexta-feira pode ser o melhor dia para enviares e-mails para alguns de seus assinantes pois há uma grande chance de eles serem lidos. No entanto, isso não se aplica a todos os assinantes e é por isso que, como marketer, deves tentar enviar e-mails em dias diferentes da semana.

VIII. Linha de Assunto que se Destaque

delnext_blog_subject_line

O assunto é uma das características mais importantes de um e-mail e as pessoas julgam o teu e-mail apenas ao olhar para o assunto. Alguns podem até não ler o e-mail por acharem o assunto duvidoso ou pouco interessante.

Pode parecer a parte menos interessante do teu e-mail mas, ao torná-la atraente o suficiente, terás os teus assinantes a lerem o teu e-mail na maioria das vezes. É a primeira impressão que traz uma ideia ou pensamento para a mente de um assinante. Fazer linhas de assunto percetíveis para os teus e-mails, fará com que te destaques da competição.

IX. Colocar Links para as Redes Sociais

delnext_blog_hwec_social_media

As redes sociais são usadas por quase toda a tua base de contactos de e-mail. A colocação de links para as tuas redes sociais, permite que os assinantes se conectem às mesmas e, dessa forma, estejam mais ligados à tua empresa.

As redes sociais são uma ferramenta que ajuda o teu negócio a crescer, aumentar o tráfego e a melhorar a autoridade do teu site. Sempre que os teus assinantes compartilham a tua empresas nas redes sociais, estás a atingir um grande número de novos potenciais clientes.

X. Apagar os Assinantes que não Abrem os E-mails

delnext_blog_delete

O que é que acontece se continuas a enviar e-mails para um assinante que nem abre ou lê os teus e-mail? O e-mail vai para a caixa de spam (e-mail não solicitado). Um e-mail não solicitado não é spam, caso o remetente forneça informações relevantes no e-mail.

Se um número de assinantes não abrir o e-mail e a tua empresa continua a enviar-lhes mais e-mails, a percentagem de sucesso de e-mail marketing diminui e podes ser visto como spam. Para evitar a situação do e-mail não solicitado, podes começar por eliminar o lote de assinantes que não abre os teus e-mails, e assim, melhor a taxa de sucesso do teu e-mail.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez