“Flash mob” é uma performance coreografada por um grupo de pessoas num espaço público, sem aviso prévio. Há diferentes estilos de “flash mobs”, desde entretenimento puro, passando por publicidade, homenagens ou protestos políticos.

Aqui ficam alguns dos “flash mobs” mais conhecidos de sempre:

1. Estação de Liverpool, Londres

Em Janeiro de 2009, cerca de 400 passageiros e membros do staff subitamente começaram a dançar ao som de hip-hop, disco e salão de baile. Este “flash mob” foi tão incrível e divertido que a T-Mobile decidiu usá-lo para uma campanha publicitária.

2. Prisão nas Filipinas

Os prisioneiros de uma prisão filipina em Cebu uniram-se para gravar um “flash mob” ao som de Thriller, de Michael Jackson. O ato tornou-se numa atração turística, reunindo visitantes para assistirem à performance dos 1.500 presos. O evento até inspirou um filme intitulado “Dance of the Steel Bars”, uma história sobre redenção atrás das paredes da prisão.

3. Mundial

Talvez um dos flash mobs mais incomuns são os vídeos virais de mulheres grávidas a dançar breakdance nas várias capitais de todo o Mundo. Os vídeos foram feitos com o objetivo de chamar a atenção para os perigos de dar à luz nos países menos desenvolvidos e a falta de cuidados de saúde que as mulheres grávidas recebem nas nações mais pobres.

4. Estação Grand Central, Nova Iorque

Com cerca de 22 milhões de visualizações no YouTube, o flash mob que foi realizado na estação Grand Central, em Nova Iorque, contou com cerca de 200 participantes que iam a caminho dos seus empregos e subitamente paravam todos ao mesmo tempo. O efeito criado atingiu o que se pretendia e este foi dos flash mobs com mais sucesso na Internet.

5. Berlim

Os clientes de um centro comercial de Berlim ficaram encantados com a orquestra de 1.000 músicos (50 membros da Orquestra Sinfónica Alemã) que tocavam obras clássicas enquanto os clientes se maravilhavam.

6. Antuérpia, Bélgica

Qualquer pessoa que ansiava o Natal enquanto era criança porque isso era sinónimo de assistir ao “The Sound of Music” vezes sem conta, iria adorar o flash mob que se realizou em Antuérpia. Ao som do clássico “Do Re Mi”, um grupo de 200 pessoas dançou e cantou efusivamente. A performance foi, na verdade, um anúncio para um show televisivo belga, onde eram feitas as audições para o The Sound of Music.

7. Black Eyed Peas no Show da Oprah

O grupo musical Black Eyed Peas fez uma performance no programa da Oprah no qual o público estava comprometido com os mesmos, e realizaram uma dança coordenada ao som do “I Got a Feeling.”

8. Universidade do Estado de Ohio

Os estudantes, os professores e os membros da staff da Universidade do estado de Ohio ficaram famosos com a sua participação no flash mob “Don’t Stop Believing”. Esta performance começava com um dançarino a dançar a solo e, em seguida, era acompanhado por centenas de participantes.

9. Cidade do México

A proporção deste flash mob tornou-o um sucesso no YouTube e valeu-lhe um Record Mundial no Livro do Guinness para o maior flash mob, que contou com quase 14.000 pessoas realizando a coreografia Thriller, de Michael Jackson’s.

10. Piccadilly Circus, Londres

Uma centena de mulheres juntou-se em Picadilly Circus para fazerem uma dança coreografada ao som de “Single Ladies”.

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard is a content maven who specializes in ecommerce and mobile marketing with five years of driving traffic to websites with quality content
Tracy Blanchard