Se uma empresa tiver a capacidade de canalizar vendas, através dos clientes, dentro das redes sociais disponíveis, então está a dar uso ao social commerce. Basicamente, o social commerce é facilitado pelas inúmeras plataformas de redes sociais como o Facebook, Instagram, e outras. Qual é a essência do uso do social commerce via redes sociais? Bem, este sub-ramo do e-commerce é empregado com facilidade: os vendedores de produtos / serviços usam essas plataformas para interagir com os clientes existentes, bem como clientes potenciais.

Fazer uso das redes sociais para incentivar os clientes a fazerem compras online ou integrar as redes sociais com a plataforma de e-commerce é o social commerce. Esta técnica é frutífera considerando o facto de que uma boa percentagem de qualquer base de clientes utiliza pelo menos duas das plataformas de redes sociais, baseando-nos numa pesquisa convencional.

Além disso, existe uma tendência crescente das empresas fazerem uso das redes sociais para aumentarem as suas vendas. É uma grande oportunidade para a maioria dos negócios. O social media commerce fornece às empresas um background de estabilidade para interagir com os consumidores, aumentar as vendas e enviar mensagens aos clientes.

Qual é o objetivo do social commerce? Esta questão surge tanto entre os novatos como entre os players mais convencionais no mercado. O uso de plataformas de redes sociais oferece aos clientes um sentido de “suporte ao cliente”, onde recebem conselhos de outras pessoas, seguindo as tendências e as opiniões. A variedade de produtos concorrentes disponíveis é muito ampla, dificultando a escolha do consumidor. O social commerce pode ser uma excelente ferramenta para um negócio caso os seus clientes existentes forneçam conselhos convincentes aos potenciais clientes, conduzindo a um aumento das vendas. O social commerce é sinónimo de oportunidade.

O Poder do Social Commerce

Muitas das empresas que recorrem ao social commerce estão na linha da frente para alcançar o sucesso. O e-commerce tem evoluído significativamente e introduziu o social commerce. O social commerce envolve aumentar as vendas, assim como ter as pessoas a seguir as novidades e a comentarem os produtos, recomendando e atraindo potenciais clientes.

A oportunidade de ter pessoas a explorar um negócio, interagindo diretamente com eles, é possível permitindo que os clientes comuniquem através de vários meios, incluindo Facebook, LinkedIn, Twitter, SMS e assim por diante. Isto dá certas opções aos clientes como partilhar, comentar, tweetar, etc.

Ao publicar artigos, atualizações e vídeos, está se a oferecer conteúdo aos clientes para que estes possam interagir com a empresa e partilhá-lo, dando a conhecer a marca a novos potenciais clientes. À medida que os posts vão sendo aperfeiçoados, abre-se espaço para que os clientes deem feedbacks (positivos ou negativos) conclusivos. O social commerce pode ajudar um negócio a manter-se no ‘topo do bolo’ e a fazer frente a uma competição feroz.

O social commerce é igualmente fácil de aplicar quando se trata de serviços. Considerando que os millenials preferem fazer compras online, por ser rápido e simples, o social commerce desempenha um papel importante no aumento do tráfego e das vendas. A exposição e comunicação através das redes sociais ajuda os negócio a alcançar o sucesso com esta geração e com o público em geral.

Características que Definem o Social Commerce:

O social commerce impulsiona um negócio que deseja fazer mais vendas e fornece uma plataforma que facilita essas vendas, existindo várias características que incentivam o desejo do pôr em prática:

  1. À medida que os clientes adquirem mais produtos e serviços, tornam-se mais ativos e participativos, deixando críticas credíveis e recomendando os produtos/serviços aos seus amigos e às outras pessoas da comunidade online. Os responsáveis pelas plataformas de social media monitorizam atentamente os feedbacks e aproveitam, essencialmente, os feedbacks negativos para corrigir falhas nos seus serviços.
  2. Como compradores e participantes do social commerce, sabemos que muitas pessoas não compram os produtos com base nas descrições ou avaliações feitas pela marca mas, sim, com base no feedback dado por pessoas que tenham comprado o produto/serviço antes.
  3. O social commerce já está sintonizado com o m-commerce. É mais fácil para o mobile marketing partilhar ofertas e feedbacks utilizando os QR codes e os Atom feeds.
  4. O social commerce é simples e de fácil acesso na medida em que os clientes da comunidade online apenas têm de se ligar às plataformas de social media da empresa e interagirem com os posts que vão sendo feitos.
  5. Um potencial comprador tem sempre várias opções. Perante uma grande variedade de produtos, as avaliações dadas por outros consumidores podem ser o elemento decisivo para escolher determinado produto/serviço.
  6. Quando as empresas têm redes sociais abertas, determinadas informações são expostas ao público, tais como: quanto tempo a encomenda demora a chegar ao cliente, o que é necessário para comprar o produto ou os método de pagamento autorizados pelo vendedor. Este aumento de exposição exige também um aumento de responsabilidade.
  7. Exibir os produtos é fácil, através de vídeos e imagens carregadas nas plataformas de social media, permitindo que os clientes vejam, comentem e partilhem. YouTube, Facebook e Twitter são as redes sociais que aproveitam o layout visual de cada um dos produtos vendidos.
Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez