Como uma estratégia de Marketing de Guerrilha, o graffiti de stencil é uma bela forma de arte que envolve imagens criativas e incríveis capacidades artísticas aplicadas em superfícies duras – paredes, chão, etc.

A maioria dos artistas de graffiti de stencil usam papéis com recortes feitos, de forma a dar ao stencil uma imagem realista. Muitas empresas e organizações aventuram-se nesta forma de propaganda e alguns excelentes exemplos são a prova que esta pode ser uma estratégia impactante. Aqui fica a nossa seleção de 10 exemplos de grafite de stencil aplicados no Marketing.

1 – Milwaukee Riverkeeper

Uma forma diferenciadora de passar uma mensagem, aproveitando as estruturas e usando a criatividade. Este graffiti de stencil está feito para sensibilizar as pessoas e vem acompanhado com a mensagem “Um rio limpo é um rio alegre.”. Neste caso não se pretende anunciar um produto ou divulgar uma marca mas sim, alertar para uma causa ambiental.

2 – Coca-Cola

A Coca-Cola é conhecida por se aventurar em campanhas novas e inovadoras para promover vendas. Em Nova Orleães, a Coca-cola recorreu ao graffiti de stencil e cobriu passeios para anunciar uma competição.

3 – Tampas de Esgoto em Beijing

Em 2004, cerca de 24 mil tampas de esgoto foram roubadas em Beijing. Corrigir esta situação não foi uma tarefa fácil mas apareceram mentes criativas com uma ideia genial: aplicar grafittis de stencil para chamar à atenção e evitar acidentes. Estes simples stencils ajudaram a salvar vidas.

4 – Campanha “Make Love. Not War” da AXE

A campanha mais recente da AXE, “Make love. Not war.”, contou com obras artísticas de graffiti em stencil como a da imagem acima. A imagem mostra um ditador cuja vida sempre girou em torno das suas mulheres e ele prefere olhar por elas em vez de criar guerras.

5 – Polícia da Nova Zelândia

A polícia da Nova Zelândia adaptou a arte do graffiti de stencil para mostrar a diferença que faz, pela positiva. Na primeira imagem vemos um polícia a perseguir um assaltante e na segunda vemos um polícia a proteger um menino, com a mensagem “Você pode fazer algo extraordinário. Torne-se um polícia.”. Esta é talvez a melhor campanha de recrutamento policial de sempre.

6 – Converse

A Converse apostou no graffiti de stencil para divulgar a sua marca na Austrália. Um pouco por toda a cidade de Perth era possível ver muros preenchidos com as cores e mensagens da marca Converse.

7 – Nike Air Max 90

A Nike tem um longo historial de campanhas publicitárias com recurso a graffiti e arte urbana em geral. A recente campanha de promoção dos ténis Nike Air Max 90, que envolveu um conjunto de artistas de rua franceses, foi um excelente exemplo de como os graffitis de stencil podem ser uma boa estratégia de publicidade. Por diversas cidades francesas era possível encontrar graffitis de stencil com os novos ténis da Nike.

8 – Mr. Clean

Como marca de produtos de limpeza para todos os fins, Mr. Clean tem sido conhecida por manter as coisas limpas em todo o mundo. A marca decidiu pintar uma faixa das passadeiras e colocar a cara que é o símbolo da marca. Sem palavras, conseguiram passar a mensagem. Criatividade!

9 – Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional é uma organização de direitos humanos que recorreu ao graffiti de stencil para chegar diretamente às pessoas e inspirá-las a juntarem-se à sua causa. É impossível ficar indiferente a estas obras de arte urbana, resultado de muita criatividade e capacidade de captar a sensibilidade das pessoas.

10 – Durex

A conhecida marca de preservativos Durex recorreu ao graffiti de stencil para promover os seus produtos, de uma forma muito criativa e humorada. Utilizaram superfícies dos passeios com diferentes relevos para simular a textura dos preservativos. Este é um excelente exemplo do que o graffiti de stencil conjugado com muita criatividade podem proporcionar.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez