Introdução

Desde que a Internet assumiu um papel central na vida das empresas, a forma como estas operam teve de mudar. As lojas online começaram a aparecer e, com elas, as plataformas de ecommerce também. É inegável o poder de alcance que a Internet tem e o número de consumidores a que podemos chegar através dela. Para criar uma loja online é preciso escolher uma plataforma de ecommerce e existem diversos fatores a ter em conta para o fazer.

Existem dois tipos de plataformas de ecommerce, dezenas de plataformas para cada tipo e uma gama de preços muito ampla. Basicamente, esta é a ferramenta com que se trabalha diariamente quando se gere uma loja online e é importantíssimo fazer a escolha certa. São muitos os casos de sucesso de grandes empresas que começaram de pequenas vendas a partir de casa e que, passando pela escolha de uma plataforma de ecommerce, acabaram por se tornar em lojas online com lucros incríveis.

Para qualquer negócio que tenha em vista a escolha de uma plataforma de ecommerce, há uma questão nuclear a ter em conta: queremos uma plataforma hosted ou self-hosted? Vamos ver as diferenças e as vantagens e desvantagens de cada uma.

Plataformas de Ecommerce Hosted vs. Self-Hosted

Plataformas Self-Hosted

Este tipo de plataformas requer que se faça o download da aplicação e o seu manuseamento terá de ser feito pela própria pessoa ou por um informático. Optar por uma plataforma self-hosted é muitas vezes uma decisão fácil olhando para o facto de o software vir com instruções e de que é possível fazer alterações de fundo na loja online. Além disso, estão disponíveis ferramentas adicionais que são facilmente implementadas, encontrando os plugins na Internet ou criando-os.

Tendo em conta que, através de uma plataforma self-hosted, é possível criar uma loja online em qualquer ponto do Mundo, não há restrições no que diz respeito aos serviços de hosting. Isto quer dizer que o utilizador não fica comprometido com o host e que pode mover a sua loja caso esta cresça a um ponto que não seja suportável pelo provedor de serviços atual. Estas plataformas também têm as suas contrapartidas, que veremos mais à frente. Aqui ficam algumas das mais famosas plataformas self-hosted:

Platforma Link
OpenCart www.opencart.com
Xcart www.x-cart.com
Magento www.magento.com
PrestaShop www.prestashop.com
WooComerce www.woocommerce.com

Plataformas Hosted

As plataformas de ecommerce hosted são a outra opção disponível. No caso destas plataformas, há uma taxa mensal a ser paga que varia consoante determinadas características como o tamanho da loja. Estas plataformas têm diversas soluções como a instalação e lançamento da loja online, suporte técnico e uma ferramenta de shopping cart. Estas plataformas podem ser denominadas como all-in-one. As referidas taxas mensais são fixadas a preços razoáveis e são oferecidos descontos às empresas que pagam com meses de antecedência.

A principal vantagem das plataformas hosted em relação às self-hosted, reside na facilidade de manuseamento das primeiras. Acrescentando o facto de que as equipas de suporte técnico estão disponíveis para esclarecer dúvidas, resolver problemas técnicos e oferecer diversos serviços. Estas plataformas permitem ao utilizador que este personalize o site, adicionando novas funcionalidades de uma forma simples e intuitiva, relegando tudo o que são problemas técnicos para a equipa de suporte técnico da própria plataforma. As taxas mensais destas plataformas são a grande desvantagem e diminuem o impacto que as barreiras técnicas das plataformas self-hosted possam criar.

Platform Link
Shopify www.shopify.com
BigCommerce www.bigcommerce.com
Volusion www.volusion.com
Wix www.wix.com
LemonStand www.lemonstand.com
Etsy www.etsy.com
Big Cartel www.bigcartel.com

Prós e Contras

Plataformas Self-Hosted

Prós.
  • Estas plataformas têm um melhor desempenho. Os addons, temas e plugins disponíveis permitem adicionar novas funcionalidades, ao contrário das plataformas hosted.
  • É possível obter uma melhor customização dos serviços. A liberdade de poder fazer todo o tipo de alterações, permite que se façam melhorias constantes, contribuindo para o enriquecimento da experiência do consumidor.
  • Não existem limites para o número de categorias ou de produtos, tornando estas plataformas mais atrativas para grandes lojas.
Contras.
  • Estas plataformas não facultam equipas de suporte técnico. Quando o utilizador não consegue resolver os problemas, tem de recorrer a informáticos e isso tem um custo.
  • São difíceis de configurar quando comparadas com as plataformas self-hosted.
  • O custo do serviço pode aumentar com o crescimento da loja.

Plataformas Hosted

Prós.
  • O custo de manuseamento, desenvolvimento e manutenção é inferior. Quando se opta por estas plataformas, não é necessário contratar informáticos para resolver problemas que surjam.
  • É facultada uma equipa de suporte técnico que está sempre à disposição do cliente.
  • O fator abonatório das plataformas hosted é a facilidade de utilização das mesmas, tornando prescindível o conhecimento técnico.
Contras.
  • No global, são muito mais caras que a plataformas self-hosted.
  • Consoante o tamanho da loja, os custos de comutação podem ser altos e consumir muito tempo.
  • A criatividade é limitada pelos recursos de customização disponibilizados pelo host.
  • À medida que a loja cresce e atrai mais tráfico, a taxa mensal/anual aumenta e novas funcionalidades passam a ser precisas.
  • Estas plataformas não disponibilizam ferramentas autónomas de SEO. É possível que seja necessário contratar um informático para configurar este tipo de ferramentas.
Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez