Alguma vez passaste por um cartaz publicitário que te despertasse uma emoção de alegria, tristeza ou curiosidade? É isso que os publicitários procuram quando criam os cartazes. Deixamos aqui uma seleção, feita por nós, de 10 dos cartazes publicitários mais impactantes:

1) Reebok

A marca desportiva Reebok queria despertar a curiosidade nas pessoas sobre os seus novos téns de corrida, os ZPump 2.0. Decidiram então colocar um cartaz interativo no centro da cidade de Estocolmo com a pergunta “És rápido o suficiente para os ZPump 2.0?”. Basicamente, os peões eram desafiados a testar a sua velocidade, tentando passar pelo cartaz à maior velocidade possível. Se conseguissem fazê-lo a mais de 17 km/h, ganhavam um novo par dfye ténis do modelo publicitado.

2) British Airways

A companhia aérea British Airways colocou cartazes em Londres que, sincronizados em tempo real, exibiam informações dos voos. Nestes cartazes era possível ver uma criança a apontar para o céu e uma frase que dizia qual era o número do voo e o seu ponto de partida. No mesmo momento, o avião relativo a esse voo cruzava o céu, tornando o momento uma experiência dinâmica e diferenciadora para as pessoas que estivessem a passar pelo cartaz.

3) Spotify

O Spotify teve muito sucesso com os seus cartazes super-localizados: “Thanks 2016, it’s been weird.”. Através de análises de dados, a empresa reuniu informação sobre playlists e criou cartazes com mensagens personalizadas. Em Nova Iorque, podia se ler nos cartazes: “Dear person who played ‘Sorry’ 42 times on Valentine’s Day, What Did You Do?”. Em Londres: “Dear 3,749 people who streamed ‘It’s the End of the World as We Know It’ the day of the Brexit Vote. Hang in There.”. Além de Nova Iorque e Londres, foram colocados cartazes noutras 10 cidades à volta do Mundo.

4) BBC World

A BBDO de Nova Iorque criou cartazes publicitários com imagens capturadas por fotojornalistas. Os cartazes foram colocados em esquinas, permitindo que as pessoas os vissem o mesmo cartaz de duas perspetivas diferentes. O slogan que os acompanhava era: “See Both Side of the Story”. Inteligente e objetivo.

5) The Economist

Destacando a capacidade das revistas para despertar diálogo e gerar ideias, The Economist montou outdoors com um fundo vermelho e uma lâmpada no centro. Sempre que alguém caminhasse sob o cartaz, um detector de movimento fazia com que a lâmpada se acendesse.

6) South Auckland

A polícia de South Auckland teve a ideia de criar um cartaz a relembrar as pessoas de reduzir a velocidade quando as condições climatéricas são menos favoráveis, particularmente quando chove e a estrada fica escorregadia. O cartaz tinha uma imagem da cara de uma criança que ficava coberta de sangue sempre que chovia, acompanhada de uma mensagem: “A chuva muda tudo. Conduz consoante as condições.”. Forte e impactante.

7) McDonald’s

Em França, o McDonald’s decidiu colocar dois cartazes publicitários lado a lado, numa longa estrada perto da cidade de Brioude. Um era enorme e dava indicações para o Burguer King mais perto, que ficava a 258 km, e o outro era pequeno e informava que o McDrive mais perto ficava a 5 km. A ideia era aludir para o elevado número de restaurantes McDonald’s em comparação com os Burguer King.

8) Formula Toothpaste

Neste cartaz, os publicitários recorreram ao exagero para transmitir a ideia que pretendiam.
É possível ver um homem a arrancar metade do cartaz à dentada, mostrando o quão forte os dentes ficam com o uso desta pasta de dentes.

9) Panasonic

Os criativos decidiram recorrer ao humor para publicitar o aparador de pêlos do nariz da Panasonic. Neste cartaz utilizaram os cabos elétricos para simular os pêlos do nariz do homem caracterizado. Fazer as pessoas rir é uma excelente maneira de ficar na memória delas.

10) Oreo

A Oreo lembrou-se de aproveitar o eclipse solar para criar um cartaz publicitário, onde com a bolacha Oreo simulavam este evento. Aproveitar eventos da atualidade é uma estratégia de Marketing muito audaz.

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard is a content maven who specializes in ecommerce and mobile marketing with five years of driving traffic to websites with quality content
Tracy Blanchard