Nos dias que correm, todos os negócios utilizam estratégias para que os seus produtos ou serviços sejam reconhecidos, de forma a aumentar a notoriedade e as vendas. O Marketing de Guerrilha permite expor os produtos, serviços ou apenas o nome da marca, de uma forma criativa e diferenciadora.

O Marketing de Guerrilha é uma prática cada vez mais comum no seio das pequenas e médias empresas, fruto dos múltiplos recursos que estas têm ao seu alcance para alcançar os objetivos. Esta é uma estratégia de Marketing que não requer grandes investimentos mas sim energia e criatividade.

Os insucessos nos negócios resultam maioritariamente das ”dores de crescimento” e o Marketing de Guerrilha é uma excelente ferramenta para contrariar esses percalços. De uma forma simples e atrevida, consegue-se expor os produtos ou serviços para que os consumidores absorvam a informação que pretendemos e, de forma ideal, a possam memorizar pela sua originalidade.

 

15 Exemplos de Marketing de Guerrilha

Existem diversos exemplos para te ajudar a perceber o que é o Marketing de Guerrilha e como pode ser feito. Milhares de negócios pelo Mundo inteiro já adotaram esta estratégia de Marketing para lançarem produtos no mercado. Aqui ficam 15 exemplos de Marketing de Guerrilha:

1. Marketing Furtivo (Stealth Marketing)

delnext_blog_stealth_mkt

Marketing Furtivo (ou Marketing Disfarçado) é uma técnica de publicidade em que os espetadores são expostos a uma mensagem ou imagem relativa a um produto, sem que se apercebam. As duas técnicas mais comuns de Marketing Furtivo são: colocação de produto e contratação de atores disfarçados.

A colocação de produto recorre à exposição de um produto ou marca num meio audiovisual de grande audiência. Por exemplo, é comum ver nos filmes um ator a utilizar um computador da Apple ou a conduzir um automóvel de uma determinada marca.

A contratação de atores disfarçados, tal como o nome diz, prende-se com a contratação de pessoas conhecidas do grande público para a divulgação de um produto, sem que os espetadores façam a associação direta. Por exemplo, a Hyundai contratou alguns dos atores mais conhecidos de Hollywood para falarem sobre as características dos seus automóveis, num anúncio do Super Bowl, da NFL, que foi visto por milhões de pessoas.

2. Stencil Graffiti

delnext_blog_stencil

Apesar de um graffiti em stencil ser bem mais pequeno que um graffiti comum, é mais fácil e vantajoso de criar na medida em que a sua rapidez de execução permite que se criem vários em diferentes sítios, num curto espaço de tempo. Algumas marcas ou empresas recorrem a esta técnica para os ajudar a introduzir os seus produtos ou serviços no mercado.

3. Flash Mob

delnext_flash_mob

Muitos de nós já assistimos a campanhas de flash mob. Reúnem-se dezenas (ou até centenas) de pessoas para pousarem para fotografias ou vídeos que irão servir para a divulgação de uma marca. As pessoas que participam nos flash mobs são famosos ou pessoas aleatórias que gostam de participar neste tipo de eventos. É uma técnica de Marketing de Guerrilha muito apelativa ao olhos da audiência.

4. Stickers

delnext_blog_stickers

Os stickers talvez sejam a ferramenta de Marketing de Guerrilha a que todos os negócios podem recorrer para fazer publicidade. Se for feito de forma criativa, o uso de stickers pode ser uma excelente técnica de Marketing.

5. Vídeos Criativos e Virais

Esta é uma técnica de Marketing de Guerrilha online, que tem percorrido um longo caminho e hoje é a ferramenta mais utilizada para captar a atenção do grande público. São dezenas as marcas que recorrem a esta técnica para a divulgação dos seus produtos.

A marca Doritos fez um vídeo viral, que foi apresentado na final do Super Bowl, e é usado nos espaços publicitários do YouTube e de outras plataformas de social media. No vídeo, os criativos simplificam o que parece complicado, permitindo relacionar o conteúdo do vídeo com as nossas atividades diárias e criar empatia com o público.

6. Caça ao Tesouro

delnext_blog_treasure_hunts
A caça ao tesouro envolve a ocultação de pistas ou informações de um determinado produto online e dar ao público a oportunidade de as encontrar em troca de uma recompensa. Os prémios podem ser códigos de promoção digitais ou o levantamento numa loja física de um produto ou serviço.

7. Páginas Principais de Sites Criativas

delnext_blog_landpages_pt

Fazer páginas principais de sites que sejam criativas, é uma excelente estratégia para chamar a atenção do púbico-alvo para o nosso negócio. A página principal de um site é como se fosse a cara de uma marca ou negócio para alguém que ainda não tenha conhecimento do que se trata. É a primeira impressão e primeiro julgamento que uma pessoa faz de uma marca ou empresa. Uma página principal de um site que seja criativa vai aumentar o tráfico, conduzindo a empresa para o sucesso.

8. Posts Criativos

delnext_word-cloud-social_media
As empresas têm se preocupado em seguir as melhores práticas no que toca ao social media, para melhorar o relacionamento com o seu target. O Instagram, por exemplo, permite a publicação de posts criativos e personalizados, atingindo um grande número de pessoas sem que tenha de se pagar por isso. Criar uma estratégia de marketing digital transversal às diversas plataformas de social media, contribui de forma preponderante para o sucesso de um negócio.

9. Cartazes Publicitários

delnext_blog_billboard
Os outdoors tornaram-se numa brilhante ferramenta de Marketing de Guerrilha em todo o Mundo. Na realidade, o nível de criatividade empregado na realização de alguns outdoors, superou muitas técnicas de marketing. Quando estamos em viagem, os outdoors chamam, definitivamente, a nossa atenção. Na Áustria, a OldTimer criou um outdoor que cobria a entrada do túnel e era, literalmente, impossível que os condutores passassem ali sem repararem no enorme cartaz.

10. Campanha Colgate

delnext_blog_colgate

A Colgate criou uma campanha de Marketing de Guerrilha excecional: fizeram gelados de comer à mão com uma escova de dentes a servir de ‘pau do gelado’. Quando se acabava de comer o gelado, o que sobrava era uma escova de dentes  com a mensagem “Não te esqueças”.

11. Decoração de Viaturas

delnext_blog_company_cars

Muitas empresas já adotaram esta estratégia de Marketing de Guerrilha. A Duracell, por exemplo, fez com que os faróis dos autocarros parecessem lanternas com as pilhas Duracell. Outra campanha recorrendo à decoração de viaturas foi feita pelo Zoo de Copenhaga, que decorou os seus autocarros com a ilustração de uma cobra a envolver todo o veiculo, chamando a atenção de toda a gente por onde passa.

12. Portas Personalizadas pela marca de cerveja Tyskie

delnext_blog_tyskie

A marca de cerveja Tyskie personalizou as pegas das portas de alguns bares, substituindo as pegas comuns por outras a simularem uma caneca de cerveja. Uma forma simples e criativa de divulgar a marca junto do público-alvo.

13. Decoração de Escadas

delnext_blog_staircases

Tendo em conta que existem escadas por todo o lado, os génios do Marketing de Guerrilha começaram a tirar partido disso para divulgarem os seus produtos de uma forma completamente distinta e personalizada. O IKEA, por exemplo, utilizou as escadas para mostrar como se pode poupar espaço em casa usando os móveis do IKEA.

14. Espelhos Tatuados

delnext_blog_tattoed__mirrors

Muitos salões de tatuagens fazem desenhos nos espelhos para dar uma ideia aos seus clientes de que estes como ficarão depois de tatuados. Esta é uma excelente estratégia de Marketing de Guerrilha que pode ser aplicada de forma criativa a outras áreas de negócio.

15. Tacos de Snooker personalizados pela Guinness

delnext_blog_guinness

É uma prática comum o consumo de cerveja enquanto se joga snooker. A marca Guinness aproveitou este facto para criar uma campanha de Marketing de Guerrilha, tornando a ponta dos tacos de snooker numa cerveja. Tendo em conta que quando se está a jogar snooker é necessário olhar para a ponta do taco, esta foi uma excelente estratégia para lembrar os jogadores de beberem a sua cerveja.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez