Ninguém faz mais vendas online que o eBay e a Amazon. Com cerca de 165 milhões de utilizadores activos em 2016, o eBay é apenas ultrapassado pela Amazon, que conta com cerca de 310 milhões de utilizadores activos no Mundo inteiro. Estes dois gigantes do ecommerce contabilizam, aproximadamente, meio bilião de utilizadores (500 000 000!). É um mercado que não pode ser ignorado pelos comerciantes.

Ambas as plataformas de ecommerce são revendedores intermediários de confiança, cujo alcance é incomparável com o que os pequenos negócios conseguem obter isoladamente. Se tens um negócio pequeno, a questão não é se deves ou não usar a Amazon e o eBay para vender os teus produtos ou serviços; a questão é: porque é que ainda não os usas?

Aqui fica um esclarecimento acerca de alguns factos, características e regalias importantes relativos a estes dois sites de ecommerce.

Alcançar um Maior Número de Clientes

delnext_blog_wider_net

A principal razão pela qual os comerciantes decidem vender na Amazon e no eBay é a possibilidade de divulgação da marca. Compradores que dificilmente conseguiriam encontrar a sua marca/empresa de outro modo, podem consegui-lo através destes sites. Tudo isto origina um aumento das vendas e pode resultar, também, na fidelização de novos clientes. A Amazon afirma que os comerciantes conseguem aumentar as vendas até 50% depois de se registarem na plataforma.

Líderes de uma Plataforma líder

 delnext_blog_leaders

As vendas em ecommerce estão a crescer todos os anos à medida que cada vez mais consumidores optam pela conveniência de fazer compras através da Internet. Até ao fim do ano 2016, o comércio online gerou aproximadamente 2 triliões de euros. É expectável que este número duplique até 2020. O ecommerce é um ‘jogo’ de vencedores e a Amazon e o eBay são as equipas que lideram.

Vendas Internacionais

delnext_blog_border_cross

A Amazon facilitou bastante as vendas internacionais ao permitir que com uma única conta, os utilizadores possam aceder ao mercado britânico, francês, alemão, espanhol e italiano. Isto permite que não se tenha de gerir múltiplas contas e os respectivos inventários. A Amazon tem uma forte presença na Europa com 353 dos 1000 maiores vendedores do Mundo a residirem neste continente. A Grã-Bretanha lidera a lista europeia com 205 dos melhores vendedores, seguida pela Alemanha com 86.

O eBay também oferece ferramentas que facilitam as vendas internacionais e é uma plataforma que está em clara expansão na Europa. A Grã-Bretanha também lidera esta lista com 239 dos 1000 melhores vendedores europeus do eBay, seguida pela Alemanha com 159. Os compradores procuram mais por bens de consumo, sendo “Casa e Jardim” a categoria mais popular do eBay.

Diferenças

delnext_blog_perks

Apesar de a Amazon e o eBay serem os 2 gigantes do ecommerce, têm abordagens distintas e cada um oferece benefícios específicos aos vendedores:

  • A Amazon tem uma base de clientes maior. Na Amazon os produtos são postos à venda por um preço fixo e é cobrada uma taxa de cerca de 15%, por venda, ao vendedor.
  • A base de dados do eBay não é tão grande como a da Amazon mas, ainda assim, é enorme. Ao contrário da Amazon, o eBay cobra uma taxa por lista de itens que são postos à venda.

Dicas para ter Sucesso

delnext_blog_sucess

  • Siga as regras – Tanto a Amazon como o eBay têm uma extensa lista de regras que os vendedores têm de cumprir. Certifica-te de que lês as regras atentamente antes de começares a vender os teus produtos para que tudo corra pelo melhor.
  • Avaliações – É muito importante para os utilizadores da Amazon o que lêem nas avaliações dos produtos antes de os comprarem. A qualidade e quantidade de avaliações também contam para o ranking, logo, quanto mais avaliações positivas um produto tiver, mais no topo da lista ele irá aparecer. Contudo, a maioria dos utilizadores (90%) não avalia os produtos. Para aumentar o número de avaliações, podes pedir aos teus clientes para que o façam ou adquirir um software que ajude a aumentar o volume de feedback.
  • Entregas – Alguns clientes prefere entregas grátis enquanto que outros preferem entregas rápidas. Disponibiliza ambas as opções, de forma a atenderes aqueles que procuram a via mais económica e os que precisam do produto o quanto antes. As condições de entrega têm enorme relevância para os clientes.
  • Taxas – Tanto o eBay como a Amazon cobram taxas para que se possa vender nos seus sites, tal como já mencionámos. Verifica as políticas de taxação para que possas ajustar o preço de venda dos teus produtos, de forma a obter mais lucro.

Atenção

delnext_blog_caution

Quando começares a vender na Amazon ou no eBay, lembra-te que acrescentaste mais um ponto de venda ao teu negócio e que precisas de o gerir. Terás de encontrar um software que sincronize o site da tua empresa com o da Amazon e/ou eBay, para que não acabes a vender mais do que o que tens em stock ou a perder o rasto dos teus registos. Aqui ficam alguns programas que te podem ser úteis: Sellbrite, Stitch ou Singularity.

Existem muitas vantagens em venderes os teus produtos na Amazon e no eBay, incluindo a possibilidade de aumentares as tuas vendas e a exposição da tua marca. Fá-lo de forma calculada, seguindo as regras, estando atento às taxas cobradas e garantido que os preços dos teus produtos estão de acordo com os do teu site.

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard is a content maven who specializes in ecommerce and mobile marketing with five years of driving traffic to websites with quality content
Tracy Blanchard