O que é o Dropshipping e como funciona?

delnext_blog_dropshipping_howitworks

O dropshipping é um modelo de negócio que permite a um vendedor adquirir um produto a um vendedor grossista (wholesaler e dropshipper) e vendê-lo diretamente ao cliente final. O dropshipping não envolve a gestão de stock por parte do vendedor mas, somente, a compra dos artigos ao wholesaler após serem requisitados pelo cliente final.

A maioria dos negócios online acabam por enfrentar um problema comum: a dificuldade em armazenar stock; e é aqui que surge o dropshipping. O dropshipping é um modelo de negócio relativamente fácil de gerir, desde que se consiga criar uma parceria estável com um ou mais fornecedores de confiança, que garantam a disponibilidade dos produtos que vendemos.

No crescente Mundo das vendas online, as compras são feitas por pessoas dos quatro cantos do planeta e, por vezes, o espaço disponível para armazenar stock não é suficiente para dar resposta ao escoamento de produto.

O Dropshipping nas Empresas e nos Negócios Individuais

delnext_blog_dropshipping_business

O dropshipping difere quando é aplicado a um negócio de empresa ou quando é aplicado a um negócio individual de vendas online.

Quando aplicado a um negócio empresarial, facilita bastante a gestão das múltiplas encomendas feitas diariamente, alivia custos de recursos humanos e permite um maior foco na coordenação do processo entre os fornecedores e as lojas revendedoras (ou clientes finais).

Quando aplicado a um negócio individual de vendas online, o dropshipping permite que o negócio seja gerido a partir de um pequeno escritório (que pode ser em casa), descarta a necessidade de alugar ou adquirir um espaço para armazenar o stock e permite a concentração total no processo das vendas.

Tanto para um negócio de larga escala como para um individual, o dropshipping depende de uma boa capacidade de gestão das encomendas e de uma coordenação eficaz entre os clientes finais e os fornecedores.

Um Wholesaler vs. Vários Wholesalers

delnext_blog_dropshipping_onexmany

Um negócio de e-commerce que tenha muitos pedidos feitos diariamente pode ter de criar parcerias com múltiplos wholesalers, o que é uma vantagem tendo em conta a diversidade geográfica dos clientes. Esta variedade de escolha permite suprir a ausência de stock por parte de um fornecedor, recorrendo a outro e, também, salvaguardar possíveis mudanças na estratégia dos wholesalers, tais como a subida de preço ou, até mesmo, a intenção de quebrar relações negociais com o vendedor.

Por outro lado, ter apenas um fornecedor de confiança facilita todo o processo de gestão de encomendas e ajuda a poupar dinheiro nos portes de envio. O mais importante é conseguir manter um contacto permanente com o(s) fornecedor(es) para estar ao corrente da disponibilidade dos produtos em stock. Não conseguir corresponder ao pedido dos clientes é a forma mais fácil de os perder.

Como Encontrar um Wholesaler?

delnext_blog_dropshipping_search

Para encontrar um wholesaler é importante saber por onde começar. Estes são os passos a seguir para o fazer:

  • Pesquisar no Google: A pesquisa no Google é o primeiro passo no processo de encontrar um fornecedor. Esta pesquisa deve ser minuciosa e munida de uma atenção profunda para que se consiga distinguir os fornecedores genuínos dos fraudulentos.
  • Contactar Fabricantes: Contactar fabricantes pode ser uma excelentes solução. Desta forma, podemos propor uma parceria de dropshipping diretamente com o fabricante e evitar custos adicionais com wholesalers.
  • Conferir Diretórios de Wholesalers: Os wholesalers listados nos diretórios são legítimos e, portanto, conferir estas listas pode ser uma boa forma de encontrar o parceiro ideal para o negócio.
  • Feiras de Negócios: As feiras de negócio também são um excelente espaço para encontrar fornecedores de confiança que, perante uma proposta apetecível, podem ficar interessados em criar uma parceria de dropshipping.

Prós e Contras do Dropshipping

delnext_blog_dropshipping_pros_cons

Prós.

1. É Fácil de Começar.

Tendo em conta que o dropshipping é um tipo de negócio que é gerido exclusivamente pela Internet, o arranque do mesmo é um processo relativamente fácil. Não existe a preocupação em encontrar um espaço físico para o armazenamento de stock, trabalhar com sistemas de gestão de inventário ou empacotar ou enviar encomendas.

2. Baixo Investimento Inicial

Além de não ser necessário investir dinheiro num espaço físico para armazenamento de stock, a compra dos produtos ao wholesaler pode (e deve) ser apenas feita depois de estar concluído o pagamento por parte do cliente final, o que permite que o vendedor não tenha de investir adiantadamente na aquisição de produtos.

3. Vasta Gama de Produtos

O dropshipping permite que o negociante possa vender um vasto leque de produtos. Cabe ao vendedor escolher o mercado em que se quer focar ou se quer vender produtos de diferentes categorias.

4. Vender para todo o Mundo

O dropshipping permite vender para todo o Mundo, possibilitando alcançar um target abrangente. Sendo a Internet o meio de comercialização, e estando esta disponível em todo o lado, é possível encontrar clientes nos sete continentes.

5. Riscos Reduzidos

Os riscos envolvidos neste negócio de baixo investimento inicial são mínimos. Armazenar stock e lidar com todos os problemas que daí podem surgir, está fora de questão.

Contras.

1. Problemas nos Envios.

Trabalhar com múltiplos fornecedores pode ser complicado de gerir. Se um cliente encomendar um conjunto de produtos que não estão todos disponíveis no mesmo wholesaler, será necessário ao vendedor encomendar os produtos de diversos wholesalers e, dessa forma, pagar mais portes de envio.

2. Lucro Reduzido.

Começar um negócio de dropshipping não implica grandes custos mas as margens de lucro também tendem a ser baixas. Tendo em conta que os clientes comparam os preços antes de comprar, os vendedores tendem a reduzir os preços de forma a poderem competir com a concorrência.

3. Falhas dos Fornecedores.

O vendedor é o responsável pelo seu negócio e todos os problemas que surjam são imputados ao mesmo. Por vezes, são os fornecedores que falham, prejudicando gravemente os negócios, mas quem tem que dar a cara é o vendedor, mesmo não tendo qualquer capacidade de alterar o rumo da situação.

Onde Vender os Produtos

delnext_blog_dropshipping_store

Existem dezenas de oportunidades de negócio na Internet e uma delas é o dropshipping. Estabelecer um negócio de dropshipping exige saber como começar um negócio de vendas online corretamente. Todo o processo de compra e venda de produtos decorre online, incluindo os pedidos, contacto com fornecedores, pagamentos, etc. Para o bem e para o mal, o sucesso ou insucesso do negócio será atribuído ao vendedor, o que acarreta uma enorme responsabilidade para o mesmo. Ver também: como aumentar as vendas através da Amazon e do eBay.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez