delnext_blog_return_main_pt

Ocasionalmente, somos forçados a fazer a devolução de itens comprados na Internet e, por isso, é fundamental conhecer as políticas de devolução da plataforma ou do vendedor. A maioria dos vendedores dá um prazo de 14 dias, para que seja possível perceber como funciona o processo de devolução e as políticas adjacentes.

Tanto no eBay como na Amazon, é necessário aceder ao histórico de compras e pedir para devolver o item adquirido. Também pode ser pedido que sejam tiradas algumas fotografias, ao item que se pretende devolver, para que fique explícito o motivo da devolução.

A devolução de artigos exige o conhecimento das respetivas políticas de devolução de cada plataforma. Por vezes, o comprador é o responsável pelos custos de devolução. Os serviços de entregas estão disponíveis pelo Mundo inteiro e é muito fácil de os encontrar.

Como Devolver um Item na Amazon ou no eBay

delnext_blog_return_delnextA devolução de um item ao mercado requer o contacto permanente com o vendedor para dar início, seguimento e finalizar o processo de devolução. O cliente tem acesso ao seu histórico de vendas no site, e é aí que se dá início ao processo de devolução. No eBay, acede-se ao menu ‘More action’ e seleciona-se ‘Return this item’. Na Amazon, acede-se ao menu ‘Online Return Center’ e seguimos as regras de devolução.

  • Para fornecer mais informação sobre os itens que se pretende devolver, é indicado que se tirem fotografias para comprovar a condição do mesmos. É possível fazer o upload de um máximo de 10 fotografias.
  • Após o pedido de devolução ser efetuado, somos automaticamente reencaminhados para o processo de devolução ou é-nos pedido que contactemos o vendedor para que este nos diga as etapas a seguir. O vendedor deve facultar uma guia de transporte com os dados da sua morada e, dependendo da localização, as dimensões e peso da encomenda.
  • O embalamento dos produtos deve ser feito de forma cuidadosa para garantir que estes chegam ao vendedor na mesma condição que o comprador os recebeu. Coloca-se a morada, incluindo a informação de rastreio se estiver disponível, e devolve-se o produto ao vendedor dentro do prazo de 14 dias (a contar desde o dia da sua receção).
  • Se a devolução for feita através de uma empresa de transportes credível, a informação de rastreio é disponibilizada e, dessa forma, pode ser partilhada com o vendedor para que este possa acompanhar o desenrolar do processo. Quando o vendedor recebe a encomenda devolvida, procede ao reembolso do valor pago previamente pelo cliente.

Quando existe um infortúnio com a encomenda enviada pelo vendedor, falta algum item, existe um item que não foi pedido ou a encomenda está danificada, à partida o vendedor assumirá as despesas da devolução. É, também, por este motivo que o cliente deve estar a par das políticas de devolução antes de iniciar o processo.

Escolher a Melhor Transportadora

delnext_blog_return_delivery_pt

Depois de cumpridas as etapas acima descritas, é necessário encontrar uma empresa de serviços de transporte. Esta é uma escolha que deve ser ponderada para garantir que a encomenda chega em bom estado ao vendedor, evitando assim mais problemas.

A comodidade e o preço são os fatores chaves neste momento. Uma empresa fiável, que faculte informação quanto ao processo da encomenda e que opere internacionalmente.

Aqui ficam os passos a seguir para que a devolução do item aconteça de forma simples:

  1. Registo: Inserir os dados pessoais, contactos, morada e informação relativa ao rastreio das encomendas. O registo é importante para que o usufruto deste serviço, no futuro, seja feito de forma mais simples e acelerada.
  2. Ler a política de devoluções: As empresas de serviços de transporte, geralmente, têm uma política de devoluções, tendo preços e regras estabelecidas para estes casos em particular.
  3. Fornecer as moradas e informação relativa à encomenda: É necessário fornecer a morada de recolha e destino da encomenda. Adicionalmente, são requisitadas algumas informações relativas à encomenda como as dimensões e o peso.
  4. Comprovativo de Devolução: Para eficácia e satisfação do cliente, é aconselhado o anexo de um comprovativo de devolução fornecido pelo vendedor.
  5. Pagamento: O valor do pagamento dependerá dos locais de recolha e entrega da encomenda a ser devolvida, das suas dimensões e peso e, ocasionalmente, do valor de mercado da mesma.

A Delnext oferece confiança, fiabilidade e a garantia que os produtos serão devolvidos em excelentes condições, ao melhor preço do mercado. A Delnext faz envios a partir de Portugal, Espanha e Itália para toda a União Europeia. No site da Delnext, é possível fazer uma simulação em menos de 2 minutos, onde serão pedidos: local de recolha, local de entrega, dimensões e peso da encomenda. Uma vez preenchidos estes campos, é-nos fornecido um orçamento para o envio clássico e para o envio expresso. Simples, eficaz e barato.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez