Por vezes, os marketers conseguem surpreender os consumidores com vídeos criativos que se tornam virais não só pela vertente comercial, mas também pelo seu cariz divertido e criativo.

Aqui ficam alguns dos melhores vídeos de marketing viral que realmente valem a pena ver:

1) Dove

Um dos vídeos The Real Beauty da Dove conta com um agente do FBI, artista forense, que desenha imagens de mulheres à medida que elas vão descrevendo as suas características. De seguida, faz retratos das mesmas mulheres mas seguindo as características descritas por outras pessoas. O resultado final é que as outras pessoas vêem as mulheres de uma forma mais bonita do que elas se vêem a si próprias. Esta campanha envia uma mensagem importante às mulheres: apreciem a vossa beleza.

2) Coca-Cola

A marca gigante dos refrigerantes renovou recentemente o seu marketing sob o novo slogan: “Saboreia a Sensação”. O vídeo mostra jovens por todo o Mundo a partilhar momentos, acompanhados de uma garrafa Coca-Cola, tornando o conceito da marca um lifestyle, juventude e diversão.

3) Air New Zealand

Após o lançamento do filme Hobbit, a Air New Zealand fez uma campanha publicitária temática, criando um vídeo onde os comissários de bordo dão instruções de segurança usando personagens do filme. O vídeo foi tão popular que ultrapassou os 12 milhões de visualizações.

4) Carrie

Um café foi transformado num cenário telekinetic para promover o filme Carrie. A reação provocada nos clientes não tem preço e resultou num vídeo de marketing viral.

5) Always

A marca de produtos higiénicos femininos, Always, lançou um vídeo entitulado “Como uma menina” para transformar o conceito de fazer as coisas “como uma rapariga”. O vídeo apresenta raparigas atléticas a praticar os seus desportos enquanto narram comentários negativos que receberam sobre as suas participações em desportos. O vídeo incentiva as meninas a perseguirem seus sonhos no Mundo do desporto, desprezando o que outros dizem.

6) ALS Ice Bucket Challenge

Quem nunca ouviu falar do desafio do balde de gelo? O famoso desafiu foi criado para angariar fundos para instituições de caridade e quase todas as celebridades participaram. Foram arrecadados cerca de 2 milhões e meio de euros e o mesmo número de vídeo para o Facebook.

7) GoPro

A câmara de eleição para filmar desportos radicais desta vez foi usada para um fim diferente. Em vez de mostrar atletas a desafiarem a vida, este vídeo mostra um bombeiro a salavar um gato bebé de uma casa que se incendiou. Mexe com as emoções.

8) Android

O vídeo “Friends Furever” mostra vários clips de animais de diferentes espécies que partilham uma relação de amizade. Impossível não gostar. Este foi o vídeo de marketing mais partilhado em 2015.

9) Google Earth

O vídeo “Homeward Bound” conta com Saroo Brierley, que foi separado da sua família quando ainda era uma criança. Como adulto, ele decide tentar reencontrar a família e, através do Google Earth, começa a reconstruir as memórias da sua cidade natal, que acabam por o levar até à casa onde nasceu e viveu os primeiros tempos da sua vida. Emocionante e inspirador.

10) GoldieBlox

Esta empresa começou na Kickstarter e hoje já conta com um spot publicitário no Super Bowl. O vídeo deles, que conta com raparigas novas que usam os brinquedos para promover a ciência e engenharia, atingiu os 8 milhões de visualizações numa semana.

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard is a content maven who specializes in ecommerce and mobile marketing with five years of driving traffic to websites with quality content
Tracy Blanchard