A vaga de frio siberiano que atingiu a Europa está a provocar atrasos nas exportações portuguesas, de acordo com o Diretor Geral da empresa de transportes, Delnext.

Diversos camiões de transporte de mercadorias em Itália ficaram impossibilitados de circular na região, devido às fortes quedas de neve que assolaram o território, o que provocou inúmeros atrasos nas entregas de produtos e encomendas.
Estes dias não foram também ideais para quem realizou as suas compras online, uma vez que muitas das encomendas foram entregues com atrasos. Desta forma, o mau tempo na Europa foi prejudicial para os negócios online (E-commerce), pois muitos tempos de trânsito não foram cumpridos.

De acordo com dados do INE, 72,1% das exportações de Portugal são realizadas para Países da União Europeia, sendo que os principais Países para onde são feitas exportações são, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Itália e Bélgica, por ordem respectiva. Em 2017 verificou-se um aumento nas exportações e importações de 4,4% para 7,9%, este crescimento fez com que as empresas de transporte tivessem um aumento exponencial no numero de envios para a Europa.

Para além dos atrasos verificados nos envios por via térrea, diversos voos de aviões de mercadorias foram e continuam a ser cancelados, sendo que só em Inglaterra foram suprimidos mais de 1900 voos.

Por outro lado, a tempestade Emma que provém do oceano atlântico e que coincidentemente tem ocorrido durante a vaga de frio siberiana, tem também tido consequências no transporte de mercadorias por via marítima. A agitação das marés provocadas por esta tempestade, tem levado a diversos fechos de barras costeiras e a atrasos. Todas estas alterações provocam um grave constrangimento às empresas transportadoras e exportadoras, uma vez que os prazos de entrega de encomendas e mercadorias nos destinos pretendidos podem ser ultrapassados. A costa Portuguesa segundo o IPMA encontra-se ainda sob aviso laranja, podendo as ondas de sudoeste marítimas chegar aos 12 metros e os ventos a rajadas de mais de 100 quilómetros, tendo já ocorrido algumas derrocadas e estragos.

Nos últimos dias os avisos de alerta em diversos Países têm vindo a ser levantados, no entanto alguns Países continuam ainda sob alerta devido às baixas temperaturas, chuvas torrenciais, trovoadas e quedas de neve. Segundo a AFP (Agence France-Press), esta vaga de frio já causou mais de 60 mortos em toda a Europa no espaço de uma semana, algo que já não se verificava há várias décadas. Em Portugal foram emitidos avisos laranja em três distritos, Vila Real, Bragança e Guarda.

No interior da Europa e em outras regiões da mesma, têm também sido registadas fortes chuvas torrenciais que têm provocado diversas inundações, o que tem também afetado a circulação de viaturas terrestres e aviões. As temperaturas e eventos climáticos que têm ocorrido nos últimos dias, já não aconteciam há mais de 3 décadas.

A explicação para o mau tempo que se tem feito sentir na Europa, é dada pelo IPMA como sendo o cruzamento de dois fenómenos raros na Europa. Do lado da costa Atlântica a tempestade Emma avançou a uma grande velocidade, cruzando-se com o frio siberiano polar que atingiu toda a Europa, provocando assim uma série de eventos climáticos incomuns na Europa.

A Delnext, é uma empresa de serviços de transporte que já testemunhou consequências da vaga de frio siberiano e da tempestade Emma nos envios das suas encomendas «Os envios de encomendas para a Itália e Europa em geral têm sofrido diversos atrasos. A circulação de viaturas de transporte de mercadorias tem sido afectada pelos fortes nevões e mau tempo, o que tem provocado um atraso nas entregas de encomendas. Esta situação provoca bastantes constrangimentos nos envios tanto de pequenas encomendas como de grandes mercadorias», refere Diogo Assis.

(8/03/2018)