O LinkedIn é uma rede social criada para estabelecer contactos na comunidade profissional. Numa conta de LinkedIn podes partilhar o teu percurso académico, experiência profissional, atividades extra curriculares, feitos meritórios, conhecimentos e competências, CV e carta de apresentação, diplomas, etc.

As pessoas cada vez mais usam o LinkedIn para expor o que fazem enquanto profissionais e as empresas para revelarem informações aos clientes. Esta rede social tem o poder de levar as pessoas a encontrarem novas oportunidades nas suas carreiras e, em paralelo, de ajudar as empresas a encontrarem novos funcionários. Vamos mostrar as principais vantagens de criar um perfil pessoal e um perfil de empresa no LinkedIn.

 

Vantagens de ter um Perfil Pessoal

delnext_blog_linkedin

Conectar com desconhecidos, amigos, colegas e ex-colegas.

A vantagem mais óbvia de criar um perfil pessoal no LinkedIn é a possibilidade de estabelecer contacto com outras pessoas, sejam elas conhecidas ou desconhecidas, ligadas ou não à tua área profissional. Num Mundo cada vez mais conectado, é importante conhecer outras pessoas e criar ligações que possam ser proliferas para o teu futuro profissional.

Receber vagas de emprego diretamente no e-mail.

O LinkedIn oferece a possibilidade de receberes ofertas de emprego diretamente no teu e-mail. Estas ofertas podem ser ajustadas de acordo com o ramo profissional, localização, competências ou empresas específicas.

Candidatar a ofertas de emprego.

Através das ofertas de emprego recebidas por e-mail, ou indo diretamente ao LinkedIn, podes candidatar-te às vagas que pretendas utilizando o teu perfil, desde que este contenha o teu CV.

Criar boa impressão.

Ter uma conta de LinkedIn bem organizada, com informação relevante quanto ao teu historial académico, profissional e extra curricular, é um excelente partido para criar uma boa impressão no momento de encontrar um novo emprego.

 

Vantagens de ter um Perfil de Empresa

delnext_blog_linkedin_business_profile

Manter contacto com os clientes.

O LinkedIn pode servir como meio para estabelecer contacto com os clientes e, assim, suprir a necessidade de o fazer via telefónica ou por e-mail. Esta plataforma permite ainda que a empresa partilhe conteúdo, responda a questões colocadas pelos clientes ou participe em grupos de discussão, aumentando a exposição da marca e o tráfego nas suas plataformas.

Alcançar o público.

As pessoas que seguem a página da empresa estão à espera de receber novidades e informação no que diz respeito à empresa. O LinkedIn pode gerar vendas através da partilha de conteúdo relativo aos últimos produtos ou serviços que a empresa tem ao dispor dos clientes. Além disso, os clientes podem dar o seu feedback, oferecendo à empresa a possibilidade de corrigir alguns aspetos e melhorar.

Encontrar candidatos qualificados.

As contas pessoais de LinkedIn revelam informação muito criteriosa quando ao background profissional de cada indivíduo, possibilitando que as empresas consigam encontrar candidatos com as características ideais para as vagas que têm disponíveis. Acrescentar que ter funcionários com contas de LinkedIn ligadas à da empresa, ajuda a expandir e a divulgar a mesma.

Melhorar o SEO do site da empresa.

Uma empresa que tenha uma página profissional de LinkedIn não só melhora a sua divulgação, como também o seu ranking nos motores de busca. Partilhar novidades com frequência na página do LinkedIn e otimizar o seu SEO, melhora o SEO geral das plataformas da empresa.

 

Dados que Comprovam o Crescimento do LinkedIn

delnext_blog_linkedin_data_analysis

O LinkedIn é uma rede social em forte expansão. Os dados estatísticos mostram que esta plataforma tem crescido firmemente e que o número de utilizadores que a usam quase triplicou nos últimos 5 anos.

Em 2012, o LinkedIn tinha cerca de 161 milhões de utilizadores e cerca de 1/3 dos mesmos apenas visitavam a plataforma mensalmente. Em 2016, o LinkedIn contabilizava 433 milhões de utilizadores e o número continua a crescer a um ritmo interessante. Começa a ser fundamental ter uma conta de LinkedIn, comparando com outras redes sociais.

 

As Melhores Práticas no LinkedIn para 2017

delnext_blog_linkedin_best_practices

Fotografia de perfil.

Ter uma fotografia de perfil com aspeto profissional é fundamental para ter uma conta de Linkedin bem sucedida. Muitas pessoas não aceitam pedidos de perfis que não tenham fotografia. Uma fotografia representa uma pessoa, ou empresa, tornando possível identificá-la visualmente.

Colocar o e-mail no perfil.

Incluir o endereço de e-mail no perfil é algo que te irá ajudar. Se alguém quiser contactar-te por outro meio, que não seja via LinkedIn, pode fazê-lo através do teu e-mail.

Partilhar conteúdo relativo à empresa.

Para manter um perfil de empresa interessante e atrativo para os seguidores, é necessário criar e partilhar conteúdo relevante com regularidade. O LinkedIn pode servir para manter a marca presente na mente dos consumidores.

Grupos de discussão.

Participar em grupos de discussão no LinkedIn, perguntar e responder a questões colocadas, é uma excelente ideia. Enquanto empresa, aumenta o ‘engagement’ do público e enquanto profissional, torna-te mais informado, ajuda-te a estabelecer novos contactos e, eventualmente, pode te ajudar a encontrar um novo emprego.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez