delnext_blog_packing_erasmus

Estás a preparar-te para fazer Erasmus? Então deves estar, certamente, ocupado a preencher formulários e a colocá-los numa pasta mais espessa que a Bíblia. Depois de terminadas as burocracias, podes respirar de alívio.

Mas lembra-te: ainda precisas de fazer as malas!

Não te preocupes. Com um pouco de organização e a nossa ajuda, vais ter a tua mala feita (sem que falte nada!) e vais estar pronto para aproveitar ao máximo a tua experiência no estrangeiro.

Aqui fica uma lista das coisas básicas que deves levar contigo:

delnext_blog_packing_erasmus1

Documentos

Cartão de Cidadão – É indispensável e extremamente importante em caso de alguma emergência. Caso vás para fora da União Europeia, não te esqueças do passaporte.
Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) – Este cartão será necessário caso precises de assistência médica. E tu vais de Erasmus, é provável que venhas a precisar.
Cartão de Estudante – É útil para ter descontos nos museus, bilhetes de comboio, etc.
Carta de Condução – Se estás a planear conduzir, certifica-te que tens a Carta de Condução Internacional (válida por um ano a partir data que vais em viagem). A Carta de Condução Internacional tem de ser acompanhada pela Carta de Condução Original (portuguesa).

Dinheiro

Moeda Local – Leva pelo menos uns 100€ ou 200€ da moeda local contigo. Não vais querer andar com as tuas malas atrás, à procura de um local onde possas trocar o dinheiro (e correr o risco de ser enganado). Levar algum dinheiro, da moeda local, contigo facilitará a tua vida e não terás de te preocupar caso queiras apanhar um táxi, autocarro ou comboio; caso te apeteça comer em algum restaurante ou precises de ir a um hospital.
Dinheiro para Trocar – Leva algum dinheiro extra para qualquer caso de emergência, para trocares mais tarde caso seja necessário. Mas não leves grandes quantidades de dinheiro contigo ou corres o risco de o perderes ou de ser roubado.
Cartão de Crédito Leva um cartão de crédito de prevenção.
Cartão de Multibanco (ATM) – O teu cartão de multibanco deverá funcionar na maioria dos multibancos internacionais. Informa-te.
Cinto de Dinheiro (Money Belt) – Os cintos de dinheiro são o melhor amigo de um viajante. São úteis, confortáveis e discretos.

Aparelhos Electrónicos

Leva o teu portátil, telemóvel e/ou tablet. Não te esqueças dos carregadores.
Leva alguns adaptadores e uma ficha múltipla, para que possas usar os dispositivos em simultâneo. É muito chato ter de colocar a carregar os teus dispositivos à vez.

Guia & Mapa da Cidade

Guia – Vais querer explorar a cidade e, possivelmente, até conhecer um local mais distante. Por isso, leva um Guia para te ajudar a escolher os sítios que deves visitar e as coisas que deves fazer.
Mapa – Apesar de a maioria dos telemóveis terem acesso a mapas, e alguns até funcionarem offline, continua a ser uma boa ideia ter um mapa físico da cidade contigo, que mais não seja para o caso de ficares sem bateria no telemóvel ou a aplicação não funcionar.

Dicionário Bilingue

O que foi dito em relação ao mapa, aplica-se ao dicionário. As aplicações de tradução são excelentes e deves usá-las, mas leva um dicionário de bolso… pode ser útil.

Vestuário

Se houver uma grande diferença no clima entre Portugal e o país onde vais fazer Erasmus, lembra-te de levar roupa apropriada. Informa-te das variações médias de temperatura ao longo do ano, para teres uma ideia mais precisa do tempo que vais encontrar. Não assumas que estás ciente do que vais encontrar, se nunca estiveste lá.

Produtos de Higiene Pessoal

Leva apenas o essencial e suficiente para uma semana ou duas. Depois disso, será fácil encontrares o que precisas. Para que não ocupes demasiado espaço na tua mala, tanto na viagem de ida como na viagem de volta, opta por levar uma toalha pequena que seque rápido em vez de uma toalha grande, com muito pelo e que demore muito a secar.

Medicamentos / Receitas Médicas

Se tomas algum tipo de medicação, certifica-te que levas os medicamentos em conta certa para o tempo que vais estar em Erasmus. Caso contrário, leva a receita médica para que possas comprá-los no país para onde vais.

Óculos Graduados / Lentes de Contacto

Não vais querer viajar sem conseguir ver bem o que te rodeia e, ter de passar pelo processo de comprar uns óculos ou lentes de contacto novas pode ser uma dor de cabeça. Não te esqueças dos teus óculos e/ou lentes de contacto.

Mochila

Leva uma mochila ou mala contigo para o uso diário.

Câmara

Leva uma câmara contigo para que possas registar, e mais tarde recordar, alguns dos melhores momentos, do teu Erasmus.

Recordações

É normal sentires saudades de casa quando estás num país estrangeiro, por isso leva contigo alguma coisa com valor sentimental: uma fotografia de família ou um objecto que te traga boas recordações de tua casa e das pessoas que te são importantes.

Presente para a tua Família Anfitriã

Começa da melhor maneira a tua experiência no estrangeiro, oferecendo algo típico do teu país às pessoas que te vão acolher como gesto de gratidão.

Contraceptivos

Só para o caso…

Aproveita ao máximo o teu Erasmus e bons preparativos!

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard is a content maven who specializes in ecommerce and mobile marketing with five years of driving traffic to websites with quality content
Tracy Blanchard