2016 foi um ano incrível no que ao social media diz respeito. Através das redes sociais fomos até ao espaço, descobrimos quem são as nossas caras metade da gastronomia, vimos o Loki The Wolfdog a conduzir um Mercedes-Benz, tivemos viagens grátis com a Uber nas férias de natal e muito mais.

As 10 Melhores Campanhas de Social Media em 2016:

NASA’s #AYearInSpace

delnext_blog_NASA

Não há muitas empresas que se possam dar ao luxo de tirar fotografias do espaço mas quando o espaço é o nosso local de trabalho, devemos tirar proveito disso. E foi isso que a NASA fez com a sua campanha ‘A Year In Space’, que narrou a vida do astronauta Scott Kelly durante a sua estadia de 1 ano a bordo do ISS. O astronauta tweetou vídeos e novidades ao longo do ano, captando a atenção de toda a gente. A NASA, cujo número de seguidores nas redes sociais ascende aos 123.7 milhões, viu um aumento na ordem dos 36 milhões de seguidores só no mês de Novembro.

Under Armour – Rule Yourself

Esta campanha, que contou com a participação do atleta olímpico Michael Phelps, foi um verdadeiro sucesso. Foi a segunda campanha mais partilhada dos Jogos Olímpicos de 2016 e a quinta campanha mais partilhada de sempre da história dos Jogos Olímpicos,. Na campanha vemos partes do treinos rigorosos de Michael Phelps ao som de uma música da banda The Kills. O vídeo transmite emoções positivas aos espectadores como inspiração, entusiasmo, orgulho e alegria. A retenção do nome da marca após a visualização do vídeo foi muito alta, com 78% dos espectadores a recordarem-se do mesmo.

Spotify – Thanks 2016, it’s been weird.

delnext_blog_spotify

A Spotify levou esta campanha hiperlocalizada um pouco por todo o Mundo, colocando spots publicitários nas ruas com mensagens personalizadas atendendo às playlists mais ouvidas e ao comportamento dos utilizadores desta aplicação. Um cartaz, em Inglaterra, dizia: ‘Caras 3,749 pessoas que fizeram stream de “É o Fim do Mundo como o Conhecemos” no dia da votação para o ‘Brexit’, tenham calma.” Em Nova Iorque colocaram um spot publicitário com a seguinte mensagem: “Cara pessoa no Theater District, que ouviu 5,376 vezes a banda sonora de Hamilton este ano, consegue arranjar-nos bilhetes?”.

Knorr #LoveAtFirstTaste

A genialidade desta campanha é o facto de a Knorr ter aproveitado a crescente tendência de adoptar bons hábitos alimentares por parte dos ‘millennials’, para criar anúncios provocadores que ligam a comida e o amor. Os estudos feitos pela Knorr mostram que 78% das pessoas têm mais facilidade em sentirem-se atraídas por alguém que partilhe os mesmos gostos alimentares que elas. A Knorr lançou as suas campanhas publicitárias nas redes sociais, pedindo aos participantes que descrevessem o que cada sabor significava para eles, quais eram os seus preferidos e que partilhassem as suas respostas, na esperança de encontrarem a sua ‘food-mate’.

Buzzfeed – Tasty

Se há uma palavra para definir a estratégia do Buzzfeed, quanto ao lançamento dos seus vídeos nas redes sociais, é ‘data’. Apesar de aquilo que vemos nos vídeos ser uma pessoa e uma câmara, na realidade o Buzzfeed emprega dezenas de especialistas para tornarem os seus vídeos virais. Para começar, as receitas que eles escolhem seguem as tendências e aquilo que as pessoas mais procuram no momento. Em segundo lugar, eles definem com exactidão o momento em que os vídeos são lançados, de forma a chegar ao maior número de pessoas possível. E por fim, definem estratégias personalizadas para cada plataforma. Um vídeo que seja lançado no Facebook, pode ser lançado numa versão abreviada no Snapchat ou não ser lançado caso não seja apropriado. Os vídeos lançados no YouTube tendem a ser mais longos e contam com a participação de um chefe de cozinha famoso. Todo este processo gira em torno do uso da informação para prever o que se pode tornar viral. E o método funciona: em 2016, o Buzzfeed lançou 2,000 ‘tasty videos’ que alcançaram mais de 500 milhões de pessoas por mês! Contam com cerca de 1 milhão de seguidores no Facebook e a sua receita está ao rubro, tendo atingindo os 250 milhões de euros em 2016.

Estratégia de Instagram da GoPro

delnext_blog_instagram

A GoPro encontrou a mina de ouro da publicidade com o Instagram. Para que se perceba, eles nem sequer fazem posts a publicitar os seus produtos nesta rede social. Todo o conteúdo é criado pelo utilizador e, apenas, tratado por eles. Ao tornarem a sua conta de Instagram interactiva, oferecendo recompensas para as melhores fotografias, a GoPro está a encorajar os consumidores a fazerem posts, tornando os consumidores a sua principal fonte de publicidade. Esta estratégia levou a taxa de ‘engagement’ no Instagram para números irreais. A taxa de ‘engagement’ nas redes sociais da GoPro é significativamente superior à dos seus concorrentes Sony and iOn.

Nuna e o Marketing de Influência

delnext_blog_nuna

Espera-se que o Marketing de Influência tenha um boom em 2017 mas a Nuna antecipou-se e adoptou esta estratégia em 2016. A marca de produtos para bebé fez equipa com a conhecida blogger, e mãe, Cara Van Brocklin, que tem 700.000 seguidores no Instagram, e aproveitou o sucesso da mesma para divulgar os seus produtos junto do público-alvo: as mães. O Marketing de Influência é a melhor estratégia para contornar os problemas que os programas ‘ad block’ estão a criar na divulgação das marcas nas redes sociais. E esta estratégia funciona mesmo. Um estudo feito pela Nielsen, refere que as vendas aumentam 17 vezes mais com uma estratégia de marketing de influência em comparação com anúncios publicitários e que atinge um ROI 11 vezes superior.

Mercedes-Benz #MBPhotoPass

delnext_blog_mercedes

O director geral do Departamento de Marketing da Mercedes-Benz, Mark Aikman, diz que o sucesso atinge-se “oferecendo conteúdo atraente e contando histórias poderosas..”. A campanha #MBPhotoPass faz precisamente isso. Kelly Lund é um homem que viaja pelo Mundo com o seu cão Loki (the Wolfdog) e publica as fotografias das suas viagens nas redes sociais, tendo se tornado famoso por isso. Basicamente, a Mercedes-Benz deu a Lund o controlo da conta Instagram da marca para que Lund publique as fotografias e os vídeos das suas aventuras, onde é possível ver o seu cão ao volante de um Mercedes, por exemplo. Estas publicações tiveram um sucesso tremendo.

Chatbooks

delnext_blog_chatbooks

Os Chatbooks trazem o conceito de álbuns fotográficos e de recortes para a era digital, permitindo que se possa usar as fotografias de Instagram e Facebook para criar álbuns personalizados. Isto traz de volta à vida as fotografias em formato físico, em álbuns com material leve (como uma revista) que são entregues em nossa casa. Tal como o anúncio diz: “É como ter uma subscrição da revista da nossa vida.” Auto-formatação e acessibilidade são dois factores de distinção dos Chatbooks.

Parceria entre a Budweiser e a Uber

Com o objectivo de reduzir o número de mortes na estrada por excesso de álcool, em Inglaterra, durante o período das férias de Natal, a Budweiser e a Uber uniram-se para oferecer viagens grátis a todos os novos clientes da Uber, que se registassem em Dezembro. A campanha foi lançada nas redes sociais, como o Snapchat e o Facebook, com um anúncio onde se pode ver a actriz Helen Mirren, no seu melhor, a repreender os condutores alcoolizados.

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard

Tracy Blanchard is a content maven who specializes in ecommerce and mobile marketing with five years of driving traffic to websites with quality content
Tracy Blanchard