delnext_blog_freight_forwarders_customer_service

Um transitário é um agente que organiza um transporte de bens de forma segura, económica e eficiente em nome de clientes que pretendem que os seus bens sejam transportados dentro do país (envios nacionais), importados ou exportados (envios internacionais). Os transitários organizam também a recolha de bens desde o fabricante até ao distribuidor final, ou até mesmo ao consumidor final.

Os transitários também são conhecidos como agentes transitários, transportador comum não-marítimo ou simplesmente transportadores. Podem restringir-se a uma simples pessoa ou a uma grande empresa. Normalmente oferecem uma gama de serviços completa, que inclui armazenagem, preparação do envio e documentos de exportação, tracking da mercadoria, seguro de carga, consolidação da mercadoria e preenchimento de reclamações de seguros.

delnext_blog_freight_forwarders_truck

No entanto, os transitários não tratam do transporte efetivo da mercadoria, mas agem antes como especialistas na rede logística. Regra geral, contratam múltiplos transportadores e utilizam os mais variados métodos de envio, que podem ir desde o avião ao navio, comboio ou camião. O mesmo envio pode até utilizar vários meios de transporte. Por exemplo, um transportador pode recorrer a um camião para transportar uma determinada mercadoria até ao aeroporto, onde esta será colocada num avião que a levará até à cidade/país de destino, e depois regressará novamente a um camião que a levará até ao destinatário.

Este processo é, normalmente, gerido por sistemas de computador. O sistema ajuda a organizar os meios de transporte da forma mais eficiente, facilita o processamento da documentação requisitada, o tracking da mercadoria e a comunicação entre os diversos intervenientes.

Os agentes transitários variam na sua natureza (por exemplo, pessoas ou empresas). Variam em tamanho, se são nacionais ou internacionais, se são especializados em determinadas cargas, ou mesmo áreas geográficas onde operam.

Delnext_blog_Freight_Forwarders_airplane.jpg

Responsabilidades dos Transitários

As atividades desenvolvidas pelos transitários normalmente variam muito, dependendo da natureza e dimensão do cliente. Geralmente, incluem o seguinte:

  • Organizam um acondicionamento adequado, tendo em conta o meio de transporte, o clima, o peso, o terreno, o tipo de bens e o seu custo genérico, bem como o seu armazenamento à chegada ao destino.
  • Análise e planeamento da rota de transporte mais eficiente para certos bens, tendo em conta seu tipo, a segurança, o seu custo e o tempo de transporte necessário.
  • Negoceiam condições de transporte, contratos com clientes e custos de manuseamento.
  • Os transitários também oferecem serviços de transportes consolidados, terrestres, marítimos e aéreos. Isto garante soluções seguras e económicas para os expedidores que se limitam a transportar bens em pequena escala, que não requeiram unidades dedicadas para o efeito.
  • Obtém, verificam e preparam documentos que se adequem às especificações de embalamento, alfandegárias e dos seguros, que cumpram as regulações e regimes fiscais de outros países.
  • Organizam seguros e ajudam os clientes na eventualidade de ser necessário preencher uma reclamação.
  • Oferecem soluções tecnológicas feitas à medida do cliente.
  • Organizam transporte aéreo de bens urgentes e de elevado valor e gerem o risco do seu transporte.
  • Asseguram tracking em tempo real dos bens através de tecnologias da internet e de sistemas de satélite.

delnext_blog_freight_forwarders_logistics

Vantagens em utilizar um transitário em vez de uma empresa de transportes

Melhores preços

Na maior parte dos casos, as empresas de transitários oferecem preços mais económicos que as empresas de transportes. Se pretende que os seus bens sigam pela rota mais económica, os transitários são a melhor solução.

Menos preocupações com incidências e respostas mais rápidas

O transporte através de um transitário pode permitir poupar dinheiro, tempo e frustrações. Ao fazer envios internacionais, necessitará certamente de um transitário. Principalmente porque eles oferecem mais do que um meio de transporte e apresentam, por isso, uma vantagem na garantia de que os bens chegam ao destino no tempo certo, sem incidentes muitas vezes causados pela mudança de meios de transporte.

Serviço ao cliente mais personalizado e simplificado

Outro grande benefício dos transitários é o serviço ao cliente. Eles oferecem serviços de manuseamento, armazenagem, acondicionamento e distribuição. Os serviços são, normalmente, mais customizados e adequados aos clientes. Lidam diretamente com os clientes, numa base diária. Tratam dos problemas deles diretamente e, por isso, reduzem a carga de trabalho dos transportadores.

Se necessita enviar uma encomenda, a Delnext é a solução ideal. Só tem que saber para onde a quer enviar e ver qual é o custo através do site. Coloque o país de destino e receberá de imediato um valor para o envio. Pode enviar a sua encomenda por serviço aéreo (Envio Express) ou terrestre (Envio Clássico). A sua encomenda será recolhida no local que indicar. Com a Delnext, poderá ter a certeza de que a sua encomenda será entregue em segurança, e aos melhores preços do mercado.

Marta Gomez

Marta Gomez

Marta is a Spanish girl, from Toledo. She works at Delnext since 2015 as Product Marketing. She writes about Delnext news, living abroad, logistics and e-commerce. She has a Master in Marketing but also loves sports when she got free time.
Marta Gomez